Facopp realiza evento para discutir temas atuais do jornalismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/03/2018 às 09:17 – Atualizado em: 12/03/2018 às 10:06 
Evandro Marques, especial para o Portal Facopp

Thais Vizari

Evento reuniu as turmas e professores de Jornalismo no Auditório Buriti

Vamos falar de jornalismo? Esse foi o tema do bate-papo organizado pelos professores da Facopp para discutir assuntos atuais do mundo jornalístico. O evento foi realizado nesta terça-feira (06/03) com o objetivo de promover reflexões entre estudantes, ex-alunos e professores da faculdade.
 
As discussões ocorreram no auditório Buriti e foram conduzidas pelos professores: Roberto Mancuzo, Thaisa Bacco, Giselle Tomé, Gabriela Araújo, Tchiago Inague, Luís Dalle, Homero Ferreira e Carolina Mancuzo. O debate apresentou temas como o combate as fake news, o jornalismo nas redes sociais, as informações em off, o relacionamento com as fortes.
 
Durante o bate-papo, a professora Giselle contou que, com essa onda de fake news, muitas pessoas têm buscado os veículos de referência para poder confirmar uma informação, e são os jornalistas que vão ajudá-los. “Desde a pequena informação, que seja de serviço, ela tem que ser feita como um furo de reportagem, com muita credibilidade, porque tem gente que confia naquela informação”, diz Tomé.
 
Outro assunto bastante debatido foi o jornalista nas redes sociais.  Para o professor Homero Ferreira, os meios de interação social são um paraíso para a sociedade e se tem que buscar entender as pessoas. Ele disse também que o jornalista precisa necessariamente de mais relações humanas e menos virtuais, a fim de desenvolver a sensibilidade e só assim discernir a representação da realidade.
 
Por fim, os professores discutiram a relação jornalista-fontes. Neste ponto, Mancuzo destacou que temos cada vez menos fontes úteis disponíveis e aproveitou para dar algumas dicas do jornalista André Petry. “Nunca se tornar amigo de fontes. Nunca prometer o que não deve. Não deixar a fonte esquecer o papel de informar o público. Nunca mentir. Não acreditar fielmente na fonte”, enfatiza o professor.
 
Feedback 
 
Participaram do evento ex-alunos como o Estevão Salomão, jornalista formado pela Facopp em 2016. Para ele, o bate-papo foi muito importante principalmente nesse momento de fake news e as discussões tiveram um papel de atualização.
 
“Estamos no mercado de trabalho, convivemos com a rotina, e sair daquela zona profissional e vir para esse ambiente acadêmico, nos torna um personagem do aprendizado. Junto com as pessoas que estão aprendendo, vou conseguir aplicar isso lá fora”, destaca Salomão.
 
Já para a aluna do quinto termo, Larissa Oliveira, o evento foi uma complementação dos assuntos visto em sala de aula e serviu para tirar muitas dúvidas. “Muita coisa que foi dito reflete nosso dia a dia da profissão”, completa Oliveira. 
 
Segundo a professora Giselle Tomé, o evento atendeu as expectativas e uma nova edição dependerá do feedback dos alunos.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.