Facoppianos de cidades vizinhas relatam viagens cotidianas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

18/04/2020 às 09:30
Natália Feitosa e Pamela Lourenço

Estudante de publicidade, Ronaldo Amaral viaja todo dia de Bataguassu até Presidente Prudente (Foto: Arquivo Pessoal/ Cedida)

Ir e voltar da universidade não é fácil. Alunos da Facopp do 5° termo de Publicidade e Propaganda explicam os principais desafios e a rotina para conseguirem chegar até a faculdade. Grande parte dos estudantes utilizam ônibus como meio de transporte, pois moram em cidades vizinhas e precisam enfrentar essa realidade diariamente.

O aluno Ronaldo Amaral, de 21 anos, do 5° termo de Publicidade e Propaganda, mora na cidade de Bataguassu, município do Mato Grosso do Sul, e faz um percurso de 120 quilômetros todos os dias. Iniciou essa jornada no dia 31 de junho de 2017, desde a data, mesmo sendo um longo percurso, diz se sentir confortável nas viagens e aproveita para estudar. Ele comenta que nas semanas de provas, todos devem manter o silêncio dentro do ônibus, regra para evitar incomodar um ao outro. Nesse período que é mais difícil, às vezes se sente prejudicado, por não ter mais tempo para revisar a matéria. Ronaldo tem o desejo de estar por dentro de tudo que o curso pode oferecer, pois busca um melhor desempenho e evolução profissional.

Camila Dubus, de 23 anos, do 5° termo de Publicidade e Propaganda, mora em Santo Anastácio e utiliza o transporte apenas para ir para a faculdade. Ela já vive essa experiência há três anos e diz ser cansativo pelo fato dos ônibus sempre estarem lotados, muitas vezes tendo que fazer toda viagem em pé. Camila relata a falta de conforto e precariedades dos veículos, mas, em meio a essas condições, diz “confiar e ter forças todos os dias”. Apesar das dificuldades e do cansaço, conta que pela convivência acaba criando um círculo de relações com os passageiros por pegarem o ônibus juntos. 

Henrique de Souza, de 20 anos, do 5° termo de Publicidade e Propaganda, é da cidade de Pirapozinho. Faz dois anos que se adapta à rotina corrida de estudar e trabalhar. Ele conta que houve uma época em que almoçava no ônibus. Atualmente vive essa mesma correria, pois trabalha em uma agência de publicidade na parte da manhã e precisa ir direto para a faculdade à noite. Depois da aula, pega mais uma condução para ir para a casa. O aluno demonstra disposição para viver a rotina e enfrentar o cansaço. Ele comenta que o momento mais difícil é a adaptação, após torna-se mais fácil de lidar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​