Facoppianos e ex-facoppianos marcam presença em homenagem para Altino Correia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/08/2019 às 10:26 – Atualizado em: 13/08/2019 às 10:42 
Daniel Alvarez, João Lucas Martins e Luana Souza

João Lucas Martins

Na mesma data o jornalista completou 85 anos

Altino Correia, um ícone do Jornalismo no oeste paulista, recebeu o título de Cidadão Prudentino, na noite do dia 30 de julho de 2019. Dentre os presentes na celebração estavam familiares, amigos, jornalistas e pessoas que o admiram. A homenagem foi promovida pela Câmara de Vereadores de Presidente Prudente e busca reconhecer a contribuição do jornalista para o desenvolvimento social da cidade.

Ao início do evento foram chamados vereadores da câmara e figuras próximas ao homenageado para subir ao palanque. Entre os convidados estava o jornalista e professor da Facopp Homero Ferreira, que durante seu discurso relembrou histórias com Altino, dando destaque a sua generosidade.

O evento foi mediado pelo jornalista, diretor de comunicação da Câmara Municipal e ex-facoppiano formado em 2008, Maycon Morano. Ele conta que se comove ao ver um jornalista ser prestigiado. “Ao mesmo tempo que estava trabalhando, eu fiquei bastante emocionado, pois como jornalista e conhecedor da história dele, sei que a câmara municipal reconheceu o trabalho de alguém que fez muito pela comunicação.”

HISTÓRIA

Durante seu discurso Altino relembrou sua origem humilde, nascido em Rio das Contas, na Bahia. O jornalista veio para Presidente Venceslau em 1938, juntamente com sua família. Sua longa trajetória se inicia então na Rádio Presidente Venceslau (ZHY-7), como operador de som. Ele conta que com o passar do tempo trabalhou como locutor, apresentador, repórter e diretor-gerente, aperfeiçoando assim suas habilidades jornalísticas.

O profissional já passou por diversas áreas da profissão e tem em seu currículo atividades em Rádio, Jornal, TV e até mesmo em Agências Publicitárias. Entre suas experiências constam: correspondente do Estadão, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Globo. Atualmente mantém o blog Memórias de um Repórter do Interior, onde exerce o Jornalismo Online.

Com 66 anos de atuação na área, sendo 51 em Presidente Prudente, Altino conta que apesar de seus grandes feitos não esperava receber tal homenagem. Com humor ele relembra: “Para mim foi uma surpresa, de imediato respondi: ‘Mas peraí, tem tanta gente mais importante que eu na cidade e eu fui o escolhido?’”

CIDADÃO PRUDENTINO

O título busca valorizar figuras marcantes que já passaram pela cidade e que contribuíram de alguma forma em seu desenvolvimento. A vereadora Alba Lucena afirma que a escolha do jornalista para receber a homenagem foi unânime “O Altino representa toda uma história, pelos anos que ele vem contribuindo, pelas áreas de atuação, são 66 anos de prestação de serviço, não só para Presidente Prudente, mas para toda a região”.

Ao final de seu discurso, o homenageado cita o livro produzido como peça prática de um TCC feito por quatro estudantes da Facopp, “ALTINO – O Repórter do Interior”. Ele revela que uma nova edição está por vir com mais histórias. Por fim, Altino encerra com agradecimentos e revela se sentir um verdadeiro prudentino.

Fica aqui então, em nome do Portal Facopp, os nossos mais sinceros PARABÉNS, que venham muitos mais anos e muitas outras histórias! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.