Alunos de Jornalismo apresentam resultados dos projetos de intervenção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Jaqueline Piva e João Martins, especial para o Portal Facopp
Colaborou: Bianca Pereira

Alunos exibem certificados após a apresentação dos trabalhos desenvolvidos (Foto: Camila Araujo)

Na noite de segunda-feira (18/11) foi realizado a primeira sessão do IV Colóquio de Comunicação e Educação no Auditório Jacarandá. Os alunos do 8º termo de Jornalismo do período noturno apresentaram os resultados dos seus projetos de intervenção para a turma, convidados presentes e a professora da disciplina, Thaisa Bacco.

Ao todo foram apresentados 24 trabalhos e muitas mídias foram aplicadas durante o desenvolvimento do projeto, como o blog, a fotografia, videodocumentário, a novidade introduzida neste semestre, foi o podcast.

OS PROJETOS

Os projetos são frutos da matéria de Comunicação e Educação, onde os alunos, após aprenderem a teoria sobre Educomunicação e Midia-educação, construíram projetos de intervenção. O principal objetivo deste trabalho é transformar as pessoas, ambientes e realidades, sendo resultado da união da comunicação e educação.

Os alunos tiveram dois meses para planejar todo o processo e executar. Nesse tempo foram determinados por eles mesmo, sobre o que tratariam, qual seria o público e a mídia escolhida. Após o final da intervenção, que foram separados em etapas e encontros, eles apresentariam os resultados ao público.

Além da parte prática onde os projetos foram executados nos locais definidos, os alunos precisaram documentar tudo o que aconteceu durante o processo de pré-produção, produção e pós-produção, conceituando as interfaces da Comunicação e Educação, o conteúdo aplicado e os resultados alcançados.

AS APRESENTAÇÕES

A noite foi cheia de projetos motivadores e surpreendentes. Os alunos além de garantirem uma boa nota, tiveram uma surpresa, para tornar as apresentações ainda mais interessantes. Eles ganharam alguns prêmio por terem se dedicado aos trabalhos. Durante as apresentações, o público pôde votar nos três melhores projetos do Colóquio, e por fim, a professora Thaisa Bacco fez a contagem dos votos de cada um.

Neste semestre houve um acontecimento inédito, diferente das edições anteriores. três alunos empataram com 20 pontos e ficaram em segundo lugar, foram eles: Janaína Tavares, João Martins e Larissa Biassoti. A aluna Caroline Luz ficou em terceiro lugar e Beatriz Duarte foi a grande vencedora da noite, ficando em primeiro lugar.

Com projeto intitulado “Prática educomunicativa: o uso da oficina de fotografia como meio de resgate para a identidade de mulheres negras”, Beatriz conta como escolheu o tema. “Veio da minha própria vivência e da vontade de falar mais sobre o assunto para o público negro onde eu sinto essa carência, onde é notada a falta dessa inclusão, e precisamos falar sobre o racismo para que ele não exista”. 

A oficina tinha como objetivo fazer com que mulheres negras fossem capazes de fotografar. A ideia é que através disso elas se fotografassem com o celular, a fim de resgatar e exaltar a beleza dessas mulheres. 

O projeto de educomunicação da aluna funcionou como oficinas em encontros, no total foram três. No primeiro, ela fez uma roda de conversa para as mulheres se conhecerem e contarem suas experiências com racismo, além de apresentar a relação entre a mulher negra e a mídia. No segundo, foi passado às mulheres o conteúdo teórico sobre linguagem fotográfica. No terceiro elas foram para a parte prática, e com uma produção especial, fizeram fotos umas das outras com o auxílio da aluna. 

Já os ganhadores do segundo lugar Janaína, João e Larissa, retrataram em seus trabalhos os respectivos temas: “Leitura crítica no ensino superior: discussões educomunicativas sobre temas de audiovisuais on e off-line”, “A utilização do blog como ferramenta de formação do senso crítico para crianças e adolescentes” e “Produção audiovisual educomunicativa no ensino fundamental II como reflexo do aprendizado da Constituição Federal”.

Para Janaína, que usou a série The Handmaid’s Tale como start da discussão, o projeto possibilitou que ela pudesse fazer e falar sobre o que ela gosta. A série discute temas dos dias atuais como estupro, violência contra a mulher, perda de identidade, entre outros. O objetivo do projeto era fazer com que os participantes criassem senso crítico para esses debates, se encaixando com a teoria, educomunicação.

RESULTADOS

A professora Thaisa Bacco, conta sobre sua avaliação em relação aos trabalhos. “As apresentações surpreendem pela diversidade dos trabalhos, público-alvo, temas, mídias utilizadas e resultados apontados, isso foi o principal”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​