“Fotografar não é apenas capturar o momento, você precisa lapidar a cena”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

01/05/2017 às 10:00 – Atualizado em: 28/04/2017 às 15:47 
Isabela Sanchez e Sandra Prata

Agência Facopp

Imagem Notícia

Fotógrafo há 20 anos e atuante na área da fotografia de comida há 15, Tadeu Brunelli estará presente na 22° Semana de Comunicação e falará sobre “A evolução da foto de comida na área da gastronomia”. Formado em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Universidade São Judas Tadeu,ele sempre se interessou pelo mundo fotográfico, e apesar de sua formação, nunca atuou na área do Direito.
 
Já trabalhou com fotografia publicitária e como fotojornalista para impressos como Folha de S. Paulo, Estadão eO Globo e hoje, aos 38 anos, já fotografou para mais de 15 livros de gastronomia com edições no Brasil e no exterior.
 
“A fotografia sempre esteve presente em minha vida. Meu pai sempre se interessou por fotografia. Até que um dia, por conta própria, comecei a me interessar e assim, com a ajuda, dele comecei a procurar saber mais e me aprofundar”, conta. Ele diz que os momentos mais desafiadores da carreira foram os anos em que trabalhou como fotojornalista cobrindo acontecimentos diários, desde manifestações a acidentes. “É uma grande escola, fotografei coisas que achava que nunca iria fotografar”.
 
De acordo com Tadeu, a fotografia de alimentos é uma área muito seletiva e de boa remuneração. Um de seus trabalhos na área foi para a revista Prazeres da Mesa da editora 4 Capas, na qual trabalhou de 2003 a 2015. Com isso teve a oportunidade de conhecer chefs importantes de restaurantes do Brasil e de outros países, e de se familiarizar com a gastronomia.
 
Já desenvolveu material para empresas privadas, editoriais, agências de publicidade e empresas no exterior. “Para ter uma boa fotografia, é necessário muita leitura, referência de coisas feitas na área. Isso ajuda a se diferenciar. Fotografar não é apenas capturar o momento, você precisa lapidar a cena”.
 
Na publicidade, o palestrante conta que trabalha para várias marcas. De acordo com ele, a maior diferença entre o fotojornalismo e a fotografia publicitária é que no jornalismo há uma visão mais artística e na publicidade mais técnica, sendo necessário dar ênfase em muitas coisas numa única foto.
 
Expectativas
 
O convidado adianta que irá falar sobre a trajetória da fotografia, importância e a evolução dos equipamentos. Abordará ainda sobre a demanda desta área no mercado de trabalho e sobre a dinâmica da produção de imagens. “Espero contribuir passando os meus conhecimentos na área de foto de comida durantes todos esses anos, uma área que infelizmente muitos fotógrafos não compartilham de suas experiências”, finaliza.
 
Vamos trocar ideias sobre a fotografia gastronômica? A palestra de Brunelli acontecerá no dia 10/05 (quarta-feira) no Auditório Azaleia, às 19h.
 
Para participar da 22° Semana de Comunicação da Facopp, você precisa fazer a inscrição neste link e pagar R$60 por todas as palestras e R$15 por cada workshop. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​