Futuro tecnológico na comunicação é tema da primeira aula magna

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/02/2017 às 19:56 
Anne Abe e Beatriz Duarte

O semestre começou a todo vapor para os facoppianos! Nesta quarta-feira (01/02) os calouros e veteranos da Comunicação tiveram a oportunidade de assistirem a uma aula magna com o jornalista Rafael Sbarai, Mestre em Tecnologia e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e atual supervisor executivo de produtos do globoesporte.com.

A abertura da noite ficou por conta das coordenadoras do curso de Jornalismo e Publicidade, Carolina Mancuzo e Larissa Trindade. As docentes ressaltaram que o âmbito acadêmico deve sempre acompanhar o mercado de trabalho e que a aula magna é um momento de interação entre o aluno e o profissional.

Sbarai iniciou a palestra apresentando para os estudantes o modelo de negócios utilizado no consumo de informação no passado. As pessoas pagavam para terem acesso a serviços de música, jornais impressos e TV a cabo. Com o avanço da internet, perdeu-se o valor da informação e os leitores passaram a consumir plataformas e serviços de forma gratuita.

Segundo o jornalista, as empresas de mídia perderam muitos lucros com o novo formato de produção e negociação. Para se manter no mercado, foi preciso abraçar o universo digital. Sbarai usou como exemplo oGoogle e Facebook, duas empresas que não são propriamente de comunicação, mas que, ao produzirem tecnologia, possuem a maior porcentagem dos lucros.

“O Facebook é uma empresa relativamente nova, apenas com 12 anos de vida. Possui um quadro de 13 mil funcionários e nos últimos três meses faturou 7 milhões de dólares. É preciso entender o que o que eles estão fazendo e como estão trabalhando”, explica.

Rafael Sbarai afirma que é preciso entender o porquê do dinheiro estar saindo de agências de comunicação e indo para outras que não produzem contéudo. Para ele, o sucesso dessas organizações está focalizado no investimento em tecnologia digital, que procura ser a todos os instantes mais rápida e ágil.

De acordo com o profissional, as empresas necessitam pensar no novo formato de fazer negócio e se perguntarem qual é o melhor modelo de prender a atenção do consumidor, já que nos dias de hoje os usuários não clicam em banners ou perdem tempo com páginas demoradas.

“Essas empresas perceberam que a maior moeda de valor da sociedade é a atenção. Quanto maior o tempo que o leitor ficar atento à página, mais ele consome e este tempo produz muito dinheiro”, diz.

Os novos profissionais da comunicação

Para Sbarai, profissionais que saibam exercer a comunicação aliado com a programação serão cada dia mais requisitados por várias empresas. Por ser uma carreira de tendência no mercado, o palestrante ainda ressaltou a importância de se investir em conhecimento tecnológico ainda na universidade, assim como buscar caminhos de estudos fora do ambiente acadêmico por meio de cursos em plataformas de ensino como a EDX.org e a Techmeme, por exemplo. Além de procurar conteúdos em jornal impresso e sites de notícias, produtos jornalísticos já de confiança do aluno.

“Acompanhar tudo que está acontecendo no mercado de tecnologia é essencial, porque por meio disto é possível entender como é este universo e como chegar nele bem preparado. Hoje estamos moldando os profissionais, no futuro eles já precisam estar moldados dentro da empresa”, avalia.

Tecnologia é um dos assuntos de interesse do calouro de Publicidade e Propaganda Vitor Diniz. “Achei bem legal, pois eu já sabia um pouco sobre isso, ouvir a experiência dele e conhecer seu trabalho agregou mais conhecimento”, diz o estudante que espera em breve conseguir um estágio na área de criação.

Já para o veterano do 3º termo de Jornalismo André Silva, acredita que o tema abordado na aula magna é de extrema importância dentro do cenário do jornalista atual, que precisa saber lidar com dados, números, monitoramentos e estatísticas. “Percebi que hoje não basta apenas ler e escrever bem, é preciso se reinventar o tempo todo”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​