Gastronomia e Comunicação se reúnem para lançamento do Luz, câmera e cocção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Allysson Fortaleza e Rayane Pedroso, especial para Escola de Comunicação
15/12/2022 às 11h

Para fechar o ano com chave de ouro, na última segunda-feira (12/12) aconteceu o terceiro Festival de Cinema e Gastronomia que apresenta a terceira temporada do Luz, câmera e cocção, com o tema: Cozinha Clássica em casa. Este trabalho interdisciplinar é fruto da parceria entre a 14ª turma de Gastronomia e alunos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

Uma das supervisoras do trabalho, a professora e jornalista Thaisa Bacco explica que a proposta do Luz, câmera e cocção é utilizar o vídeo como mediação tecnológica. “O video é algo que vai fomentar a aprendizagem e o ensino de técnicas gastronômicas, por meio de uma teoria que chamamos de Educomunicação, uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem”.

Além disso, Thaisa destaca também a importância da troca de saberes entre as áreas. Segundo ela, os alunos de Comunicação se aprofundam em audiovisual e aprendem técnicas gastronômicas, assim como os alunos de Gastronomia se aperfeiçoam mais em seus trabalhos e conhecem também os processos do audiovisual. “Mostra que quando a gente trabalha com disciplinas diferentes, mas com um objetivo em comum, todo mundo aprende, todo mundo ganha”, avalia.

Uma das alunas de Gastronomia que participou do projeto, Sirlei Souza, resume o resultado para si em uma única palavra: “Gratificante”. “Aprendi a conversar com as câmeras. Como lidar com elas, como organizar, o quanto é difícil e trabalhoso e todas as etapas necessárias para ter algo de qualidade”, conta.

Carlos Migotto foi um dos alunos de Jornalismo envolvidos no projeto. Para ele, um aprende o processo do outro e isso contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um, o que irá refletir bastante no mercado, já que terá que trabalhar com profissionais de diversas áreas.

Além da técnica

A coordenadora dos cursos de Gastronomia, chef Mariane Sato, também supervisionou o projeto ao lado de Thaisa. Ela conta que já conhecia o trabalho e admirava muito, mas agora pode estar mais próxima, acompanhar cada etapa e se apaixonar ainda mais.

Além de beneficiar os alunos de ambas as áreas, Mariane percebe também o retorno que eles conseguiram para o público. “Não é só em prol dos nossos alunos. É conseguir usar o audiovisual como ferramenta de educação e aproximar a gastronomia profissional de uma linguagem mais acessível, mais técnicas. A ideia não é trazer apenas receitas, mas sim conhecimento”.

Foram três docentes e 11 estudantes para a execução do projeto que começou em agosto. Sato explica que pode parecer muito tempo, mas se trata de um trabalho de altíssima qualidade. As reuniões com a equipe eram semanais e ela faz questão de enfatizar que todas as decisões eram tomadas em conjunto, considerando a opinião e o que fosse fazer os alunos se sentirem mais confortáveis, tornando tudo ainda mais especial.

Saindo do forno

O projeto surgiu em 2019 e conta com duas temporadas já hospedadas no canal do YouTube: TV Escola Unoeste. Houve uma pausa devido à pandemia pela Covid-19 e retorna agora com mais quatro episódios, que foram as apresentados em uma cerimônia fechada para convidados.

O evento aconteceu no Salão de Vidro, no térreo 1, bloco B3, Campus II, e foi organizado pelos próprios alunos de Gastronomia na disciplina de Projeto Integrador – Operação de eventos, lecionada pela chef Catarine Menezes.

Ela explica que o objetivo de sua matéria é unir tudo aquilo que eles já aprenderam durante o curso e ir um pouco mais além, sair um pouco do âmbito de cozinha para desenvolver outras habilidades que fazem parte de um evento. Na cerimônia os estudantes foram divididos nas seguintes funções:

  • Equipe de audiovisual;
  • Cerimonial;
  • Receptivos;
  • Infraestrutura cenográfica;
  • Cozinha preparação e
  • Cozinha salão.

Desta forma, segundo Catarine, aqueles que forem trabalhar com organização de eventos conseguem ter noção da equipe necessária, as funções e o que cada uma delas fazem, além de expandir o olhar do profissional de Gastronomia que só cozinha.

Os episódios da terceira temporada do Luz, câmera e cocão: Cozinha Clássica em casa, começaram a ser disponíveis no canal do YouTube: TV Escola Unoeste a partir do dia 13/12. Confira os tópicos trabalhados:

  1. Panificação: pizza marguerita
  2. Garde Manger: gaspacho, club sanduíche e canapé
  3. Cozinha quente: aligot com filé mignon ao molho de vinho tinto
  4. Confeitaria: bolo red velvet com recheio de limão siciliano

EPISÓDIO 1

EPISÓDIO 2

EPISÓDIO 3
EPISÓDIO 4

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​