Graduandos têm matéria publicada no jornal O Imparcial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/12/2019 às 08:20
Daniel Alvarez

Matéria publicada foi escrita pelos estudantes Daniel Alvarez e Daniela Silva pode ser lida na edição da última terça-feira do jornal (Foto: Luana Souza)

Atividade prática é o que não falta nas disciplinas da grade dos cursos de Comunicação Social. Durante a graduação, os estudantes têm diversas oportunidades de ir além da teoria e utilizar todos os conhecimentos adquiridos em sala. Nesse semestre, mais uma dessas chances surgiu na Facopp. Isso porque, em uma parceria com o jornal O Imparcial, os estudantes do 4º termo de Jornalismo produziram matérias sobre diversos temas para serem veiculados na versão impressa do veículo.

Nomeado Jornalistas (In)formação, o local separado aos graduandos no jornal trará pautas mais frias, já que o factual já é coberto pelos próprios profissionais do impresso. A periodicidade da coluna será semanal, mas sem um dia da semana definido por questões de manejo de espaço do jornal.

Responsável pela parceria internamente na Facopp, a professora Giselle Tomé conta que a escolha do 4º termo se deve ao trabalho que realizam na disciplina de Jornalismo Impresso III. Segundo a docente, o objetivo do projeto é fazer com que o material produzido pelos alunos tenha visibilidade. “É uma oportunidade de fazer com que eles tenham um pouco de experiência e não fiquem somente com o material veiculado em sala”.

Sobre a idealização do projeto, Giselle revela que a atitude partiu de Sinomar Calmona, um dos responsáveis pela redação do jornal. O veículo enxerga a parceria com a universidade de uma forma muito positiva, já que possibilita aos alunos um primeiro contato com a plataforma impressa, fazendo assim com que eles possam criar interesse pelo ramo.

A MATÉRIA

Publicado na última terça-feira (26/11), o texto de Daniel Alvarez e Daniela Silva abordou uma pauta que interessa a muitos: locais para se passar o fim de ano. Para Daniela, um dos pontos mais positivos do projeto é a possibilidade de aprimorar as habilidades de apuração e escrita.

Na matéria escrita pelos graduandos foram abordadas as cidades de Martinópolis, Presidente Epitácio e Rancharia. Para a produção do conteúdo, foram contatados secretários de turismo, agências de viagens e até mesmo prefeitos. Por se tratar de um tema que envolve municípios da região, a estudante conta que uma das dificuldades na elaboração do texto foi o contato com as fontes para conseguir as informações. “Tivemos alguns problemas com a comunicação entre as fontes, alguns não respondiam mensagens e telefonemas”.

Sobre a sensação de ver o texto publicado, Daniela conta que se sentiu muito feliz, já que para ela o reconhecimento é o ponto crucial em qualquer profissão. A graduanda afirma ter mostrado o material para a família toda. Além disso, ela fez também uma publicação no Instagram para exibir a conquista aos amigos da rede social.

FUTURO DO PROJETO

Para as próximas semanas, espera-se que sejam publicadas cerca de mais dez matérias escritas pelos alunos do 4ª termo. Caso tenha algum material que não possa ser veiculado no impresso por questões de datas muito próximas, ele será veiculado no online.

Segundo Giselle, o intuito é manter a parceria viva. Para isso, a docente aplicará o projeto consecutivamente com as próximas turmas da disciplina.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.