Grupo de docentes se reúne para estudar Enade e melhorar cursos da Facopp

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19/03/2018 às 11:12 – Atualizado em: 19/03/2018 às 11:30 
Ana Caroline Soares e Isabelle Voltareli

Jhenifer Rodrigues

Professores se reúnem de três a seis horas por semana para debater melhorias nos cursos da Facopp

Ano de Enade (Exame Nacional de Desempenhos de Estudantes) é ano de trabalho dobrado para todo mundo. E não são só os estudantes que são cobrados não. Nossos professores entraram no jogo e estão a todo vapor para preparar tudo para que os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda se saiam bem na avaliação.

Os professores que compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso estão se reunindo desde a primeira semana de fevereiro, em torno de três a quatro horas semanais para estudar o Enade, o próprio curso e traçar estratégias de ação.
 
Larissa Crepaldi, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, conta que esse estudo é uma maneira dos próprios educadores conhecerem o perfil da prova e estrutura das questões. “É uma forma de pensar em estratégias até o final do ano para envolver o nosso aluno e deixar ele capacitado para fazer essa prova”.

“É sempre bom pensar em conjunto, porque cada um compõe com ideias extremamente colaborativas no grupo, tornando isso produtivo e permitindo repensar em técnicas novas para o próprio Enade”, discorre a coordenadora de Publicidade.

Para a docente Fernanda Melo, o aprendizado que estão adquirindo é muito importante para compreender a dinâmica da prova e poder preparar os estudantes, por se tratar de uma avaliação bem elaborada e muito bem fundamentada.

“Sabemos que a Ciência da Comunicação avança em uma velocidade muito rápida. É necessário que se proponha estudos dirigidos para mapear essas transformações e indique possíveis soluções nas esferas acadêmicas e pedagógicas para que os discentes atendidos pela Facopp desenvolvam competências e habilidades em consonância com o atual mundo”, argumenta o docente Matheus Monteiro.

Carolina Costa Mancuzo, coordenadora do curso de Jornalismo, aponta que o objetivo é buscar estratégias para o melhor desempenho do aluno e também um desenvolvimento mais adequado ainda na grade dos cursos. “A gente está sempre muito preocupado e esse ano estamos ampliando isso; o que era uma hora semanal está sendo três e, às vezes, até seis horas semanais”, revela.

De acordo com a professora Maria Luisa Hoffmann, ela e os outros professores têm buscado melhorar o curso de acordo com as diretrizes do MEC e as competências que eles precisam desenvolver nos alunos.

Fabiana Alves avalia esse estudo de forma muito contributiva e acredita que todas as ações realizadas gerarão ainda mais resultados. “Com isso, estamos conseguindo entender melhor o aluno que temos formado. Assim, vamos melhorar o que tem para ser aperfeiçoado, para que cada vez a gente consigamos formar profissionais mais capacitados e adaptáveis para o mercado de trabalho”, opina.

“Os alunos estão gostando de tudo isso, vestem a camisa, estão juntos, não é uma união de professores, é uma união de cursos de uma maneira geral entre alunos e professores, tem sido muito bom”, finaliza Carolina Mancuzo.

NDE, o que é isso?

O NDE é um grupo de professores que estruturam e tomam decisões pedagógicas referentes aos cursos, visando à qualidade da formação do aluno. Neste ano, ele está repensando as estratégias para o Enade, que acontece de três em três anos, e avaliando os pontos positivos e negativos da formação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A equipe de Jornalismo é composta pelos docentes: Carolina Mancuzo, Fabiana Alves, Roberto Mancuzo, Maria Luisa Hoffmann, Thaisa Bacco, Homero Ferreira e Gisele Tomé. Já a de Publicidade é formada por Larissa Crepaldi, Fernanda Melo, Mariângela Fazano, Priscila Guidini e Matheus Monteiro.

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