Imersão com representantes do beisebol ajuda alunos de Publicidade a iniciarem Projeto Integrador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
23/08/2022 às 16h

A imersão aconteceu em uma das salas de aula da Escola de Comunicação (Foto: Marlene Reverte)

Semestre começando e as atividades na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste já estão a todo vapor. A turma do 2º termo de Publicidade e Propaganda irá produzir durante o semestre um site estático com a temática “Beisebol em Presidente Prudente“, integrando as seguintes disciplinas:

  • Criatividade e Inovação;
  • Design de Interface;
  • Fotografia na web;
  • Linguagem Multiplataforma;
  • Produção de conteúdo;
  • Produção de vídeo e edição, e
  • Projeto Integrador.

Para que os alunos tenham um primeiro contato com o tema proposto, a professora Priscila Guidini, responsável pela matéria de Criatividade e Inovação, organizou uma imersão envolvendo a turma e representantes do beisebol para um bate-papo que aconteceu na última segunda-feira (22/08), às 19h. “A imersão acontece para que os alunos tenham informações consistentes para realizar o trabalho”, explica. Estiveram presentes o professor de beisebol e administrador do clube da ACAE (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) Mario Kaneki e o atleta de beisebol e diretor do clube Alberto Yamazaki. O objetivo era contar um pouco da história e responder as perguntas dos alunos para que colham informações a fim de iniciar o projeto.

A temática

“Sempre buscamos uma temática de relevância social e que tenha possibilidade de ser tratada em todas as linguagens de conteúdo que eles devem produzir (texto, vídeo, fotografia e elementos gráficos)”, explica a professora Thaisa Bacco, responsável pela organização geral do projeto, na disciplina de Projeto Integrador. Priscila também comenta que o beisebol faz parte da cultura da cidade e é um esporte que leva atletas para vários lugares do mundo, inclusive seleção brasileira, porém com pouca divulgação. “Os próprios alunos não sabiam da força do beisebol em Prudente”, acrescenta.

A turma foi dividida em cinco grupos formados por funções específicas, o que possibilita, de acordo com Guidini, que coloquem em prática os conhecimentos teóricos e entendam qual é a contribuição de cada disciplina para o desenrolar do projeto, além de terem uma aprendizagem mais significativa, visto que o trabalho possui um objetivo e aplicação final de tudo aquilo que aprendem em sala de aula.

Kaneki achou muito a boa ideia do bate-papo e considerou que o site poderá trazer mais visibilidade para o esporte, já que, mesmo atuando na cidade desde 1929 e realizando projetos sociais, não tem o devido reconhecimento na região. “Temos atletas jogando profissionalmente no Japão, temos atletas sendo observados por técnicos americanos. Além de formarmos atletas de beisebol, nós formamos pessoas”, completa.

Uma das alunas da turma, Sarah Sant’ Anna Silva, contou que no início ficou receosa por ser um esporte distante para ela, mas enxergou uma oportunidade de conhecer e se aprofundar mais no assunto e está animada para começar. “Semestre passado eu ouvi muito falar sobre projeto integrador no geral, confesso que me deixava apreensiva e muito ansiosa pra desenvolver isso. O fato de todo o grupo participar de todas as produções me deixa ainda mais animada, tendo contato com algumas áreas que não tenho tanta proximidade e habilidade”. Para ela, a imersão é muito importante para começar o desenvolvimento do trabalho e instigar ainda mais a turma. “Eu achei [a imersão] incrível. Vai ser muito importante para criar essa proximidade para a produção de conteúdo para o site, indo além do básico que sabemos sobre o beisebol”, conclui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​