Imersão do Vira Galo aumenta as expectativas dos alunos em mais um ano do projeto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
10/03/2023 às 14h

Alunos do 7º termo de Publicidade se econtram com representantes da Carim – Foto: Marlene Reverte

Um dos projetos que a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste oferece é o Vira Galo. Feito pelo 7º termo do curso de Publicidade e Propaganda, tem como objetivo desenvolver estratégias publicitárias e mercadológicas para problemas de comunicação de instituições do Terceiro Setor. Na última segunda-feira (06/03), os alunos tiveram o primeiro contato com o cliente com quem irão trabalhar durante este semestre, a Associação de Apoio Ao Paciente Renal Cronico – Carim.

A professora da Escola de Comunicação e supervisora geral do projeto, Mariangela Fazano, explica que a imersão é o aprofundamento das informações sobre o cliente, quando ele se apresenta e os alunos fazem perguntas para que assim sigam para as próximas etapas. “Ela é importante, pois é o momento de sensibilização sobre os problemas do cliente, neste momento as coisas começam a criar laços e significados”, completa.

Isabelle Andrade é uma das alunas da turma que participou do encontro. Ela conta que os estudantes puderam ter noção de quais são as dores e o que de fato a Associação precisa da área da comunicação. “Foi surreal a experiência de conhecer e ouvir um pouco do testemunho da fundadora e dos colaboradores, o quanto a Associação é importante para a sociedade, o quanto ela ajuda. Pude ter mais conhecimento do que é a doença, como ela afeta a vida das pessoas. Ouvindo tudo, eu percebi que preciso dar uma atenção maior para minha própria saúde, vi o quanto somos tão irresponsáveis as vezes”, conta.

Quem também gostou bastante dessa oportunidade foi a Maria Fernanda Tenório, outra estudante da turma. “É um ponto super positivo para o início do projeto. Já que o Vira Galo exige da gente grande dedicação, ouvir o que eles significam para a empresa, o que a empresa é para eles, foi ótimo, até para que eles nos conhecessem também”. Ela destaca também que para esse ‘pontapé’ inicial, é importante entender os objetivos da instituição e a história por trás.

Expectativas

A fundadora da Carim e atual presidente, Sumaia Zakir, esteve presente na imersão e demonstrou-se animada com a proposta. “Achei muito importante e produtivo, pois os alunos mostraram um interesse muito grande no projeto”.

Além da presidente, estiveram presente parte do corpo técnico e duas diretoras da entidade, uma delas também idealizadora. “Nossas expectativas são de melhorar a comunicação interna e externa. Esperamos divulgar a entidade, o trabalho que ela realiza e também angariar parceiros que possam contribuir com dinheiro, divulgação, pois assim podemos ampliar o atendimento e voluntários”, conta Sumaia.

A próxima etapa do projeto é a divisão das equipes com base nos problemas detectados. As expectativas estão altas entre os alunos também. “Estou com uma expectativa alta e boa, afinal, esse projeto significa a reta final do meu curso da faculdade. Além do mais, estou me apaixonando pela causa”, conta Isabelle.

Maria Fernanda acredita que a turma vai conseguir entregar o que a Associação precisa, se empenhando bastante para dar o melhor, essa é a hora de por tudo o que viram no curso em prática. “Além de tudo isso, também tem a oportunidade de aprender que um trabalho voluntário pode ser muito mais que simplesmente um trabalho. Pode ser uma paixão, pode ser um amor. Estou muito animada, espero que dê tudo certo!”.

A Carim

A associação sem fins lucrativos e não governamental existe desde 2004 com a missão de “promover ações de assistência à saúde, o apoio às pessoas com insuficiência renal crônica, transplantada e seu familiares, possibilitando uma melhor qualidade de vida e a busca permanente pela garantia de direitos, a população em geral”, conforme o site da entidade.

O corpo técnico da Carim é constituído por: Coordenadora, Assistente Social, Assessora de Imprensa, Auxiliar Administrativo, Psicólogas, Enfermeira, Nefrologista, Cardiologista, Endocrinologista, Fisioterapeuta, Nutricionista, além da diretoria, instituições parceiras, voluntários.

Além do apoio e atendimentos, são realizadas campanhas informativas sobre diagnóstico precoce e tratamento renal.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​