Inscreva-se no 9ª Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

26/05/2017 às 10:30 – Atualizado em: 26/05/2017 às 10:35 
Isabela Sanchez

Instituto Vladimir Herzog

Imagem Notícia

O Instituto Vladimir Herzog está com inscrições abertas para o 9ª Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de junho de 2017 pelo siteA premiação tem o intuito de incentivar estudantes de todo o país a elaborar pautas relacionadas aos Direitos Humanos.
 
O tema abordado neste ano é “Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê”. Os participantes deverão apresentar uma proposta de pauta desenvolvendo o assunto proposto. O estudante pode participar individualmente ou em grupo de até três pessoas e obrigatoriamente sob a orientação de algum professor da instituição em que o participante estude.

De acordo com o professor de Jornalismo Thiago Ferri, é importante que o aluno participe dessas premiações para colocar em prática o que ele aprende na sala de aula e exercer a confecção de pautas com temas nacionais que fogem da sua área de conforto. Além disso, o estudante pode exercitar a produção da pauta, relação com fonte, como pensar perguntas, gancho de uma matéria e ainda como fazer diferente dos outros concorrentes. “Acho que o grande diferencial hoje do jornalista que trabalha com pauta não é nem propor ela, mas fazer diferente de todo mundo. Esse é um exercício bem importante que reúne todas as técnicas necessárias e o poder de criatividade de pensar diferente que o jornalista possui”, afirma.

Segundo o edital do concurso, o professor orientador terá que acompanhar todas as etapas do trabalho, assim como a realização, caso o grupo seja o vencedor. A proposta de pauta será avaliada por uma comissão julgadora formada por docentes, pesquisadores da área da Comunicação e do Jornalismo, além de profissionais da imprensa.

É importante que o aluno leia o regulamento antes de realizar a inscrição, pois nela esta contida todas as normas sobre a execução da pauta. O processo de seleção acontecerá em duas etapas consecutivas, a primeira será a compatibilidade dos trabalhos conforme o regulamento e o tema, a segunda será a escolha de dez propostas de pauta a serem desenvolvidas com recursos do prêmio.

Premiação e produção da matéria

Serão anunciados os vencedores no dia  20 de julho de 2017, pelo site. A cerimônia de diplomação das equipes vencedoras será realizada no dia 31 de outubro de 2017, na sede da instituição em São Paulo, durante a Roda de Conversa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

A apresentação pública das reportagens produzidas pelos grupos vencedores será no dia 30 de outubro de 2017, na Câmara Municipal de São Paulo.

A fase de produção das reportagens selecionadas deverá ser feita entre julho e outubro de 2017, com a supervisão do professor orientador e do jornalista-mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue por cada uma das equipes vencedoras até o dia 16 de outubro de 2017, acompanhada de um Resumo Executivo contendo a descrição de seu processo de desenvolvimento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.