Inscrições abertas para o 9º Curso Estado de Jornalismo Econômico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

28/02/2019 às 10:03 – Atualizado em: 28/02/2019 às 10:31 
Beatriz Monteiro, Helen Gallis e Isabela Souza

 

Está aberta a seleção para os jornalistas no último semestre ou que se formaram recentemente para o 9º Curso Estado de Jornalismo Econômico, parceria do Grupo Estado com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições vão até o dia 13 de março e devem ser feitas pelo site. O programa é gratuito e será realizado em período integral, de 08 de abril a 05 de julho, na sede do Estadão.
 
No curso, os focas – apelido dado a iniciantes na profissão – se aprofundam em uma das vertentes do Jornalismo especializado, sendo este o Jornalismo Econômico, onde se desenvolvem práticas como cobrir assuntos sobre macro e microeconomia. Inclusive questões políticas, isto porque muitas das decisões desta área acabam afetando também a economia.
 
Podem participar da seleção estudantes de todo o Brasil que estejam no último semestre de jornalismo ou se formaram há dois anos (2017 ou 2018). Na primeira etapa do processo, toda online, os candidatos incluem currículo e justificativa de interesse no site. Também fazem provas de conhecimentos econômicos, português e inglês.
 
Até 75 candidatos passam para a segunda etapa da seleção, em São Paulo. Nesta fase, que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de março, os aprovados têm um dia de atividades no jornal. Na parte da manhã, fazem teste de conhecimentos econômicos e português, e escrevem uma reportagem econômica. No intervalo após o almoço, conhecem a redação e outras áreas do Grupo Estado. E, à tarde, passam por uma rodada de entrevistas.
 
A turma será formada por 25 focas aprovados na seleção e outros cinco jornalistas que trabalham no Grupo Estado. O programa inclui aulas teóricas de economia com professores da FGV, além de palestras e entrevistas coletivas com importantes nomes da economia e da política nacionais. O último curso contou, por exemplo, com entrevista coletiva, com o economista e ex-ministro da Fazenda do governo Sarney, Maílson da Nóbrega, e coletiva com ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
 
Os focas passam ainda passam por diversas editorias do jornal, em sistema de rodízio, e têm a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho na Broadcast, agência de notícias em tempo real, no Estadão impresso e no portal Economia&Negócios, entre outras áreas.
 
Mesmo para aqueles que não têm afinidade com o tema, o curso tem grande importância. A professora da Facopp Giselle Tomé destaca a necessidade de o jornalista entender sobre todos os assuntos, até aqueles pelos quais não se interessa: “É como ler a bula de um remédio”. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.