Interpretação textual é tema de trabalho na Publicidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/11/2017 às 09:00 – Atualizado em: 14/11/2017 às 09:07 
Maria Eduarda Miriani

Marlene Reverte

Bruno Pereira grava o poema ” As coisas”, de Arnaldo Antunes, na TV Facopp

Com a iniciativa do professor Tchiago Inague, foi realizado, entre os dias 7 e 14 de novembro, o trabalho intitulado “Tradução Intersemiótica”, pelos discentes do 3° termo de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Texto, Leitura e Significação. Na atividade, os alunos deverão escolher um poema nacional e interpretá-lo da maneira que escolherem.
 
Tchiago conta que esse projeto já foi aplicado em anos anteriores, juntamente com a disciplina de Semiótica para os cursos de Jornalismo e Publicidade. Para ele, os resultados obtidos com essa mesclagem mostraram como as áreas estão relacionadas e o conhecimento entrelaçado. Além disso, serve também para que o aluno tenha uma visão geral das duas áreas da comunicação.
 
“Esse trabalho é importante porque, por meio dele, você sai da área do texto escrito, e passa a dar seu ponto de vista. É aí que entra o papel do publicitário, que é o de criar e inovar”.
 
O docente ainda afirma que, além de sua relevância em sala de aula, é importante que as demais pessoas também o conheçam. “Como é um projeto extensivo ele busca contribuir com a sociedade, incentivando o interesse pela literatura e em perceber como você pode interpretar o texto através de vários meios, fortalecer a interpretação e a capacidade do poder de transformação a partir da leitura”.
 
Opiniões
 
O aluno do 3° termo de Publicidade e Propaganda, Bruno Pereira, comenta que se sente motivado e até mesmo instigado a reproduzir um poema nacional, suprindo também a defasagem do ensino médio. “Como critério de escolha, avaliamos um tema simples, mas trabalhado na gramática, na expressão do autor. Acho que daremos continuidade ao poema de Agnaldo Antunes”.
 
Para Guilherme Lincoln, também aluno do 3° termo de Publicidade e Propaganda, com a realização desse trabalho, ele irá adquirir um novo olhar sobre os textos lidos, pois o trabalho exige muita leitura para entender o objetivo do poema, discussões e interpretação para fazer uma nova análise.
 
A discente Ana Caroline Soares, aluna do período noturno, explanou um pouco mais sobre os preparativos do seu trabalho. “O meu grupo, por sinal, é bem organizado e já adiantou grande parte. Sendo assim, acredito que tudo está encaminhado para sair da melhor maneira. Pensamos em passar uma mensagem que seja sentida e não vista, então escolhemos sair do clichê, de um poema alegre e feliz que agrada ao público. Estou ansiosa”, comenta.

Os trabalhos serão publicados nas redes sociais dos próprios alunos. Fique de olho!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​