Jornalismo conquista quatro estrelas em Guia das Universidades 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

27/10/2020 às 13:15
Izabelly Fernandes

Facopp é destaque em Guia das Faculdades 2020, divulgado pelo Estadão (Arte: Agência Facopp)

E o nosso esforço foi reconhecido! Nesta segunda-feira (26/10), a graduação em Jornalismo da Facopp foi presenteada com uma das melhores classificações no Guia das Faculdades 2020, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Quero Educação. Ficando entre os 15 melhores do estado paulista, o curso adquiriu quatro estrelas na pontuação, dividindo o espaço com outras conceituadas universidades.

A conquista foi motivo de gratidão para a coordenadora Carolina Costa Mancuzo, que diz que o investimento no curso é árduo, sempre com o objetivo de levar o melhor para os alunos. “Eu acho que foi uma conquista justa. Acredito muito em nosso trabalho, em todos que estão à frente deste curso e, sobretudo, na formação dos nossos alunos como profissionais!”

Lembrando que o Guia das Faculdades 2020 é uma nova versão da antiga classificação das universidades do Guia do Estudante. Em outras edições do formato anterior, o curso de Jornalismo da Unoeste também esteve presente em rankings que reuniam os melhores em diversas categorias, como Universidade Privada e Melhores Cursos.

Investimento

Carolina conta que um investimento na formação continuada e a constante verificação de pontos que podem adquirir melhorias foram primordiais para adquirir essa boa classificação. A coordenadora explica que são realizadas reuniões quinzenais entre os professores no Núcleo Docente Estruturante, a fim de avaliar o andamento das salas de aula, as necessidades do mercado e as inovações que deverão ser implantadas. Tudo isso, visando especialização do corpo docente perante as demandas do cenário atual do jornalismo.

“O mercado tem exigido o digital. Os estudantes precisam sair aptos a responderem para um cenário que se solidificou ainda mais com a realidade da pandemia. O que seria do mundo sem o digital em um momento como esse? E nisso a Comunicação sai à frente, pois se trata da nossa casa, do que dominamos de fato”, reflete Carolina.

Visando essa necessidade, a Facopp está em processo de transformação e logo irá se tornar uma Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, com a oferta de cinco cursos na área, de modo flexível e com o primeiro ano letivo em comum. Para a coordenadora, o objetivo dessa mudança é mostrar que a Facopp “é o melhor espaço para se formar em Comunicação”. Bom, de acordo com avaliação feita pelo Guia das Faculdades, estamos no caminho certo!

Opiniões

Fazer parte do corpo docente de um dos melhores cursos de Comunicação da região não é para qualquer um. E é por isso que a professora Gisele Tomé, que já leciona na Facopp há 10 anos, diz que perante essa conquista o sentimento não pode ser outro senão de alegria, orgulho e satisfação. “A gente está o tempo inteiro se reinventando, acompanhando tudo que está acontecendo para poder trazer o melhor! Esse sucesso todo se deve a equipe: alunos, professores e coordenação”, declara.

Pedro Juarez é aluno do 2º de Jornalismo (Foto: Cedida)

Quem ainda está no começo do curso, já consegue ver um futuro promissor pela frente. O aluno do 2º termo de Jornalismo, Pedro Juarez, conta que a estrutura da universidade e a composição do corpo docente somaram positivamente na decisão pelo curso. Por isso, ele diz que hoje se sente satisfeito com o curso e com todo o aprendizado. “Mesmo com a pandemia, por exemplo, as aulas conseguiram caminhar bem. Os professores são excelentes, com experiências gigantescas e com isso o aprendizado fica bem mais fácil! Não tem nada melhor que ser aluno de uma universidade mega reconhecida”, aponta.

Ariane Balbino está no 8º termo de Jornalismo (Foto: Cedida)

Para quem está prestes a se formar em Jornalismo, como a aluna Ariane Balbino do 8º termo, o reconhecimento do curso no Guia das Faculdades 2020 é gratificante. “É um sentimento de ser bem representada mesmo. O curso sempre supriu as minhas expectativas. O sonho de fazer Jornalismo continuou sendo um sonho bom enquanto estava realizando ele. As oportunidades e toda a vivência que aprendemos são incríveis”, acrescenta.

Ariane diz se sentir preparada para o mercado de trabalho diante da formação que teve na Facopp, já que, para ela, as vivências e práticas puderam colocá-la frente a situações em que realmente pode se sentir “jornalista” e não apenas uma estudante. Para quem pretende ingressar no curso, Ariane dá a dica. “Se você sonhar em fazer Jornalismo, vem vivenciar. O curso, além de te preparar para o mundo da comunicação, te ensina sobre a vida e o mundo. Além disso, desenvolve em você um senso crítico, a vontade de dar sua opinião, de existir e de fazer a diferença no mundo!”, complementa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.