Jornalismo finaliza semestre com apresentação das bancas de TCC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
13/12/2022 às 9h

As apresentações aconteceram no Auditório Carvalho do Bloco B3, Campus II – Foto: Marlene Reverte

A entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é sempre um misto de sentimentos. Alívio, felicidade, sensação de dever cumprido e lá no fundo também a saudade e as expectativas do que vem pela frente. Nos dias 05 e 06 de dezembro, mais uma turma de Jornalismo concluiu essa etapa com sucesso na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. As bancas aconteceram no piso 4 do bloco B3 no Campus II, no Auditório Carvalho a partir das 19h.

Maria Luiza Hoffmann, que, além de professora e orientadora de um dos projetos, também é quem coordena e acompanha as etapas de produção dos trabalhos, diz que os resultados foram realmente positivos e acredita que os grupos conseguiram atingir as expectativas. Ver mais uma turma se formando é emocionante, a saudade já aperta e o que ela deseja aos futuros profissionais é que tenham muito sucesso daqui para a frente. Ela também conta que as propostas desenvolvidas foram bem inovadoras e isso caracteriza um diferencial para a turma.

Confira os títulos e alunos envolvidos:

AÇÕES DO CENTRO SOCIAL FRATERNIDADE SÃO DAMIÃO REGISTRADOS EM FOTOLIVRO – Carlos Eduardo Migotto e Elisangela Lucia Lucas

PRODUÇÃO DE PODCAST: ADAPTAÇÕES DO JORNALISMO LOCAL DURANTE A PANDEMIA – Alessandra Akemi Aoqui, Leticia Cristina Ferdinando da Silva e Thamires Fernandes Batista

EL CAMINO: NARRATIVA TRANSMÍDIA JORNALÍSTICA SOBRE O CONTEXTO DO FLUXO MIGRATÓRIO E A ADAPTAÇÃO DE VENEZUELANOS EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP) – Caio Vitor de Oliveira Gervazoni, Claudia Ramos Borges, Fernando Miguel dos Santos, Nathlia Moreira Salvato e Ramon Alves Diniz

PÁGINA DE NÓS: WEBSÉRIE NO INSTAGRAM SOBRE O CENÁRIO DA ADOÇÃO TARDIA EM PRESIDENTE PRUDENTE – Ana Flávia Martin, Gabriel Bonfim, Graziela Ramos e Leonardo Bosisio

Reta final

O “fazer jornalístico” melhorou muito com o passar do tempo e, para Leonardo Bosisio, isso foi só um dos aspectos que destaca da sua evolução. “A sensação de estar na reta final é muito gratificante, pois é a finalização de um ciclo de quatro anos e o início de novos desafios no Jornalismo”. Sua vontade é continuar trabalhando como repórter web do Portal G1 de Presidente Prudente e região e tentar novas produções de conteúdos independentes também. Essa sensação de realização pessoal é o que deseja aos futuros profissionais da sua turma.

“Eu espero que todos sejam bem sucedidos e consigo encontrar aquilo que realmente faz sentido e cativa a vida profissional e pessoal deles”.

Leonardo Bosisio

Dever cumprido

Mesmo não sendo o Jornalismo sua primeira opção, Ramon Diniz conta que se encontrou no curso de tal maneira que hoje fica extremamente feliz por ter feito a matrícula. “Acho que a evolução começa por aí: no fato de perceber que o jornalismo é, sim, para mim. Além disso, percebo o quando cresci como ser humano ao ter experiências éticas, raras e emocionantes que só essa área pode proporcionar. Foi uma longa jornada”, afirma.

Ramon diz que espera encontrar seus colegas de turma na carreira profissional, pois enxerga ótimo potencial em todos ali. Encerrar mais essa etapa é uma forma de provar que conseguiram superar os desafios e deseja a eles somente o melhor.

“Alegria por finalizar, tristeza por perder parte da rotina, orgulho de ter permanecido firme até aqui… e por aí vai. Mas, acima de tudo, sinto que finalizei a missão e a responsabilidade que assumi há quatro anos. Isso não tem preço”.

Ramon Diniz

Nova etapa

Diferente do Ramon, a Leticia Ferdinando sempre soube que queria cursar Jornalismo e sua paixão é a TV e a área de assessoria de imprensa. Apesar de ser muito tímida, consegue perceber sua evolução durante esses anos e acredita que todo o suporte que a Escola dá contribui muito para isso. “Foram quatro anos de muito aprendizado, com professores super capacitados, conteúdos indispensáveis e agora é colocar em pratica tudo que foi aprendido com muita responsabilidade, porque ser jornalista é isso”, reforça.

Depois de concluir essa, Leticia busca uma nova etapa e não pretende parar de estudar. Está a procura de uma pós-graduação, pretende fazer também doutorado e “arregaçar” as mangas em busca de seu sonho. Aos colegas, faz questão de enfatizar que aqueles que forem exercer a profissão tenham consciência da responsabilidade que um profissional da comunicação carrega.

“Temos que sempre atuar entendendo que temos essa responsabilidade social. Agir com ética, com respeito, dentro dos princípios que a nossa profissão exige, da ética e da moral sempre. O que eu desejo é muito sucesso, que todos consigam ingressar e exercer com excelência.”

Leticia Ferdinando

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​