Jornalismo promove oficina Youtube: dê um like na produção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/09/2019 às 11:00
Daniel Alvarez

Além de participar da gravação do vídeo, os alunos puderam conhecer os equipamentos do laboratório e acompanhar o processo de edição (Foto: Marlene Reverte)

A nova geração de estudantes, sejam eles do ensino médio ou fundamental, está muito ligada com o mundo digital e redes sociais. Pensando nisso, o curso de Jornalismo da Facopp desenvolveu a oficina Youtube: dê um like na produção para introduzir aos visitantes da Feira de Profissões da Unoeste à graduação.

No caminho para a oficina, os estudantes são guiados pelos estagiários Caio Gervazoni, Heloísa Lupatini, Matheus Santiago, Victória Padilha e Vinícius Coimbra em um tour para conhecer os laboratórios e espaços da Facopp. Quando chegam ao Laboratório de TV, local onde é realizado o workshop, são instruídos por Carlos Hideki Shirosawa e Ana Carolina Nezi, funcionários da TV.

Antes de iniciar as atividades, Carlos e Ana explicam aos alunos o funcionamento da oficina, assim como dos equipamentos que são usados nela. Após isso, como o nome do workshop já sugere, os alunos gravam um vídeo sobre um tema escolhido por eles. O material produzido passa por um processo de edição e é postado no canal do youtube TV Facopp Online.

Carlos conta que a oficina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência de como é trabalhar com o audiovisual, os processos de produção e edição, explica também a ideia do workshop. “Queremos estimular a criatividade dos alunos com a elaboração de vídeos curtos sobre assuntos que eles tenham afinidade”.

Sobre a participação dos alunos, o instrutor afirma ter percebido bastante interesse. Segundo ele, alguns estudantes já chegavam afirmando a vontade de fazer Jornalismo e o interesse pela área audiovisual e edição.

EMPODERAMENTO FEMININO

Um assunto já muito debatido na Facopp,  até mesmo no Podcast Manas, também foi tema de um vídeo produzido na oficina pelas estudantes Maria Júlia Santos, de 14 anos, da escola Doutor Benedicto Martins Barbosa, em Rancharia e Xaiane Santos, de 16 anos, da escola Líria Yurico Sumida, em Sandovalina.

A vontade de fazer jornalismo uniu as meninas, que se tornaram amigas durante a oficina. Maria Júlia, ou Maju, como prefere ser chamada, conta que a admiração pela profissão surgiu em 2015, quando fez uma peça de teatro na qual o tema era uma paródia do programa Fantástico.  Já Xaiane revela que ainda tinha suas dúvidas entre as áreas de Publicidade e Jornalismo, porém após a oficina pretende seguir a área jornalística.

Sobre o conteúdo escolhido para a produção do vídeo, Maju revela que foi uma decisão coletiva. “Escolhemos por ser um tema atual. O assunto retrata o cotidiano de uma mulher, os problemas que elas passam e os tabus que a sociedade impõe”. Xaiane completa a fala da amiga: “Pensamos também em fazer com que mais pessoas possam se sentir representadas e importantes do jeito que são”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.