Jornalista da Band Paulista conversa com alunos sobre a profissão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

23/03/2017 às 09:30 – Atualizado em: 23/03/2017 às 08:50 
Beatriz Duarte, Isabela Sanchez e Sandra Prata

Na noite de segunda-feira (20/03), os alunos do 3° termo de Jornalismo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da rotina jornalística com Ed Silva, jornalista e apresentador do SP Urgente da emissora Band Paulista de Presidente Prudente. A roda de conversa aconteceu em uma atividade na aula de Radiojornalismo, ministrada pelo professor Homéro Ferreira.

O intuito do encontro era fazer com que os alunos se habituassem ao modelo de entrevista coletiva, para isso pesquisaram sobre o entrevistado para que pudessem formular perguntas que variaram desde radiojornalismo à telejornalismo.  A coletiva foi conduzida pelo aluno Jonathan Lima que afirma que a experiência, foi gratificante e de muita aprendizagem. “É algo que vou levar para minha vida e carreira”.

Não é a primeira vez que Homero presenteia alunos com visitas de profissionais experientes na área. Segundo ele, esse contato mais próximo com pessoas do ramo possibilita aos alunos a chance de praticar aquilo que aprendem em sala de aula e a absorver ainda mais conhecimento. “Ter contato com informações sobre a experiência no mercado e sobre a atuação na profissão é importante”.

Atuante no telejornalismo desde 1992 na vertente de jornalismo policial, Ed Silva conta também com uma grande bagagem na área do radiojornalismo. Para ele o rádio ensina muito, mas principalmente a criar uma base argumentativa. “Argumentação é tudo, auxilia a encontrar uma saída de improviso em questão de segundos, ter argumentos é tão importante quanto o texto, todos são aspectos principais para uma boa comunicação”.

Sobre a troca do rádio pela TV, Ed garante que tudo aconteceu por conta da demanda de mercado. “O rádio chegou em um ponto que estava estagnado e a televisão me mostrou um novo horizonte, no qual você aparece com o rosto e dá a cara para bater”. E aconselha aqueles que pretendem seguir pelo telejornalismo a ter perseverança e nunca desistir.”A vida as vezes vai te dizer ao contrário, mas vocês estão estudando e isso não é perda de tempo, será fundamental daqui alguns anos”.

Experiência

O aluno Thiago Oliveira conta que o que mais lhe chamou atenção na visita do jornalista foi a simplicidade com que ele conversou com todos os presentes. E frisa ser indispensável essa troca de experiências para sua formação. “Querendo ou não, experiência você só acumula com o tempo e ele já tem uma carreira sólida. Ele tem muito a acrescentar para a gente que está na faculdade e tem inseguranças, achamos que sabemos demais e na verdade sabemos de menos”.

Participar da coletiva ajudou a aluna Michelle Santos a ampliar seu olhar sobre alguns aspectos relacionados à prática jornalística. Segundo ela, Ed conduziu os alunos a observarem os fatos de outro ângulo e motivou-os a sair do comum. “É importante ter uma atividade como essa, coloca a gente de frente com uma cena que vamos presenciar depois que sairmos da faculdade, ele estava lá como entrevistado e nós como jornalistas, fazendo perguntas, não era nada montado e isso traz muita experiência”.

Homéro conta que o feedback que recebeu dos alunos foi fantástico. Sente-se feliz em ver que se sentiram interessados e agradecidos pela presença do entrevistado. “Trazer um profissional com larga experiência sempre acrescenta no aprendizado do aluno, saímos da rotina”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​