Jornalistas defendem TCC que une Comunicação, pandemia e fé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/12/2021 às 10h57
Marcos Vinicius Ropelli, especial para a Escola de Comunicação

Mais cinco jornalistas aprovados! Ao unirem Comunicação e fé no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Religare: websérie documental sobre a importância dos meios de comunicação nas igrejas em tempos de pandemia”, Bianca Alves, Giovanna Guessada, Karoline Kol, Matheus Santiago e Noemi do Prado demonstraram, conforme a banca de avaliação, que farão a diferença por onde passarem como profissionais ou como pessoas. 

O trabalho realizado pelo grupo, cujo resultado prático foi a websérie Religare (disponível no canal do YouTube da TV Facopp Online), recebeu a aprovação das mãos dos jornalistas professor mestre Homero Ferreira e professora doutora Thaisa Bacco. A banca de defesa pública ocorreu no dia 9 de dezembro, às 20h40, no auditório Carvalho, Campus 2 da Unoeste em Presidente Prudente.  

O jornalista e professor doutor Roberto Mancuzo foi o orientador do grupo e explica que o grande desafio que encontraram foi o fato do estudo realizado ser sobre algo que ainda estava em andamento. “Como a pandemia estava acontecendo, e ainda está, a gente teve que cruzar muita informação para que conseguíssemos chegar a um parâmetro que proporcionasse para as pessoas um certo sentido daquilo. A grande dificuldade do TCC foi essa, encontrar essa linha que amarrasse tudo [Comunicação, pandemia e religião]”, destaca. 

(RE)LIGADOS  

O desafio descrito por Mancuzo fez com que os cinco jornalistas aprovados, desde o início do trabalho, há um ano e meio, se mantivessem ligados, dia após dia, nas novidades em relação à pandemia (que provocou uma onda de “abre e fecha” nos templos religiosos) e, especialmente, a uma área de estudo muito recente em que eles se aventuravam: Comunicação e religião. Esse fato fez a professora Thaisa classifica-los como “corajosos”.  

Entretanto, o modo como preferem ser classificados é como cristãos. “A gente ficou muito tempo inserido nas igrejas, tendo contato com muita gente que também tem vivência de fé, então isso nos fortaleceu e aumentou o que a gente entendia sobre religião e comunicação”, enfatiza Bianca Alves, que atuou como diretora da série.  

A fala dela faz lembrar o significado de Religare, ligar novamente o homem a Deus. O grupo, formado por católicos e evangélicos engajados em pastorais e ministérios de Comunicação de suas igrejas experimentaram essa sensação e o orientador não ficou de fora: “Eu acho que a gente sempre aprende e ganha muito com TCCs e pesquisas desse porte. Quando o tema é ainda mais próximo da gente, isso é ampliado. Acho que mais interessante que isso foi puxar o nome Religare justamente pelo momento que as igrejas tiveram que passar. Quando a pandemia chega e afasta todo mundo, você tem que religar tudo isso, foi exatamente o que a Comunicação fez”. 

EMOÇÃO 

Com algumas lágrimas de felicidade e dever cumprido, os jornalistas se despediram da graduação. Da mesma maneira, cheios de emoção, os familiares, que assistiam a defesa pública no auditório, conheciam os mais novos profissionais do Jornalismo. 

Amanda Cristina de Lima Kol Soares, 33 anos, é irmã de Karoline Kol e afirma que está muito feliz. “Foi um período difícil, eles tiveram que se ausentar bastante para se dedicarem aos estudos, às entrevistas. Foi um processo que nós assistimos de perto”, pontua. 

Revelando o sentimento de todos os amigos, Bianca expõe o que pensa do futuro: “Em quatro anos a gente entende e tem contato com o nosso papel, com o sentido da nossa profissão, com o quanto um erro nosso pode impactar a sociedade, assim como um acerto. Então, eu espero na minha profissão ter consciência disso todos os dias. Eu queria muito levar o que eu apresentei aqui hoje e o que eu fiz com essa websérie, o jornalismo religioso, na minha vida. Queria muito trabalhar com essas duas coisas que eu amo, a fé, Deus, e o Jornalismo.” 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​