Laboratório de Pesquisa de Mercado retorna com nova equipe de estagiários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

18/09/2017 às 09:30 – Atualizado em: 20/09/2017 às 10:07 
Maria Eduarda Miriani e Leandro Nogueira

Jhenifer Rodrigues

 
Nesse semestre o Laboratório de Pesquisa de Mercado da Facopp, reabre com força total e conta com a colaboração de cinco novos estagiários, supervisionados pela professora Lorena Galdino. A equipe é composta por: Noel Martins, Vitor Gardenal, Valéria Ribeiro, Ana Caroline Mariano, Washington Ferreira Junior e Jéssica Chiebão.
 
Segundo a supervisora Lorena Galdino, ter um laboratório desse tipo na faculdade ajuda os alunos a compreender efetivamente e participar de todo processo da pesquisa, que é uma área que tem crescido dentro da comunicação.  “Hoje em dia na publicidade, o retorno do investimento é muito importante e a pesquisa, nos traz informações para tomar as decisões mais corretas no planejamento de campanhas eficazes de uma forma mais adequada ao público alvo e comportamento do consumidor”.
 
Sobre os trabalhos a serem realizados pelo laboratório nesse semestre, a docente afirma que ostart começa na Jornada de Comunicação e que futuramente será desenvolvido pesquisas sobre a grade do curso de Publicidade e uma específica direcionada aos futuros alunos. “Nossa ideia inicial é pensar sobre o que os estudantes esperam, e o que o mercado busca em um profissional formado em comunicação, para propormos melhorias efetivas para o curso”, comenta.
 
Novas experiências
 
De acordo com Noel Martins, 3° termo de Publicidade e Propaganda, o interesse em se candidatar para o estágio veio após a participação como aplicador de pesquisa no Top of Mind. Ele ainda afirma que suas expectativas são de ganhar ainda mais experiência com o aprendizado.  “Há uma interação maior com os professores, por exemplo, ainda não temos aula com a Lorena, então a gente está aprendendo coisas que usaremos mais para frente”.
 
Para o aluno, um dos aspectos positivos do estágio é a interação com estudantes de outros termos e com professores que ainda não possuem convivência. Questionado sobre a importância da pesquisa de mercado, Noel afirma que é a base para conhecer os clientes e os produtos que utilizam. “A marca pode ser maravilhosa, mas se ela não tem uma comunicação boa, os consumidores também não vão ter uma recepção legal”.
 
Já para Valéria Ribeiro, 7° termo também de Publicidade e Propaganda, a oportunidade de estagiar na faculdade ajuda não só no lado acadêmico, mas como no pessoal. “Eu estou me identificando mais com a área da pesquisa e conhecendo mais afundo e isso está me ajudando bastante na realização do meu projeto experimental, no qual estamos aprendendo a trabalhar com o público influenciador e realizamos pesquisas direcionadas ao que queremos saber de positivo e negativo para montar um projeto adequado pro nosso cliente”. A aluna conta que possuí um grande interesse em atuar na área após a finalização da faculdade e já pesquisa algumas pós-graduações no tema.
 
A curiosidade em saber como as empresas melhoram seus produtos com base nos depoimentos dos consumidores foi o que motivou o aluno Vitor Gardenal, do 2° termo de Publicidade e Propaganda, a ingressar no estágio. “O laboratório permite que você análise uma propaganda ou alguma ideia, amplie a formação como publicitário e tenha uma visão mais abrangente do mercado”.
 
Ele ainda comenta que a pesquisa de mercado permite que uma determinada empresa saiba onde ela está acertando e errando, como melhorar seus produtos, combater falhas e principalmente consolidar e seguir no mercado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​