Lançamento do site Ô Lá em Casa bate recorde de views e interações no Youtube

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

04/12/2020 às 14:44
Izabelly Fernandes

Site foi criado por 44 alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, orientados por seis profesores da Facopp. (Foto: Reprodução Youtube)

Batendo o recorde de visualizações, o lançamento do site Ô Lá em Casa foi um sucesso! Com quase 600 views na live transmitida pelo canal do YouTube da TV Facopp Online, este evento remoto se consagrou como o mais visto dentre os realizados nas últimas semanas.  Com o tema Famílias, o site foi apresentado por um integrante de cada um dos seis grupos que ficaram responsáveis por falar sobre uma determinada estrutura familiar. Quem acompanhou todo o resultado, pôde perceber que os temas foram tratados com muita responsabilidade e humanização e, por fim, gerando muitos comentários e emoções de alunos, professores e convidados.  

O Ô Lá em Casa é um produto do Projeto Integrador do 2º termo da graduação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e, de maneira interdisciplinar, proporcionou interação entre alunos de ambas as áreas, conhecimento mútuo e aplicação prática de várias disciplinas. “O projeto integrador é algo muito importante para formação deles. É necessário que eles entendam como as disciplinas podem caminhar juntas e especialmente lidar com produções mesmo estando no segundo termo”, afirma Larissa Crepaldi, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda.

Falando pelo curso de Jornalismo, a coordenadora Carolina Mancuzo diz que essa foi uma turma diferenciada, já que em pouco mais de um mês depois de entrar na faculdade, eles se depararam com a realidade e os desafios da pandemia e aulas remotas. “Eles se sobressaíram! Esse trabalho mostrou que estão aprendendo com excelência a fazer comunicação. Fiquei muito feliz por terem escolhido o tema família, principalmente num momento como hoje, em que nós precisamos falar sobre os novos modelos, as culturas diferentes e especialmente sobre o amor. Parabenizo a turma por conseguirem produzir num momento tão difícil e gerar um resultado com excelência. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time”, completa.  

Apoio e incentivo

A live do lançamento rendeu muitos comentários. Interagindo a cada momento, um dos mais emocionados foi o da Mariza Noronha, que foi professora de História da aluna Ághata Borges durante o Ensino Médio. Ela diz que se emocionou em todas as páginas apresentadas e que cada assunto abordado a fez pensar de forma diferente. “Achei maravilhosa a produção desse site, pois o tema foi muito criativo, atrativo e nos despertou curiosidades. Os alunos fizeram um trabalho espetacular, com coerência e discernimento. Eles escolheram temas que fazem parte de nossa realidade e que nem imaginamos como transcorrem no dia a dia”, afirma.

Do outro lado do mundo, família Matsura apoia os projetos da filha Isabela. (Foto: Cedida/ Shind Matsura)

Do outro lado do mundo, quem dava força lá do Japão para a produção da filha Isabela Sayuri Oliveira Matsura, era o pai Shind Matsura. “Fiquei muito feliz e orgulhoso! Enviamos ela do Japão para o Brasil para fazer a faculdade e todos os dias a saudade é muito grande. Vê-la fazer parte desse projeto só nos confirmou que fizemos a escolha correta! Aqui do Japão estamos sempre acompanhando e colocando os amigos para acompanhar também”, conta Shind.

Além de apoiar a filha que cursa Publicidade e Propaganda, Shind também reconhece que o trabalho foi muito bem desenvolvido por todos os estudantes. “O que mais me impactou foi a capacidade dos alunos de desenvolverem um projeto tão bom em tão pouco tempo de curso, mesmo diante de tantas dificuldades. Isso que mostra que, se persistirem, serão excelentes profissionais”, conclui.

Experiências

Professor Helton inseriu os alunos no mundo da criação de páginas. (Foto: Reprodiução Youtube)

Logo no início da faculdade, os estudantes puderam experienciar a projeção completa de um site e quem deu uma forcinha nessa tarefa foi o professor Helton Sepia, responsável pela disciplina de Linguagem Multiplataforma. Ele introduziu os alunos no mundo da criação de páginas utilizando a linguagem HTML e a formatação pelo CSS, além de utilizar mecanismos avançados de edição, como WordPress e Elementor. “Trabalhamos as tecnologias para a produção de sites dentro de um padrão que fosse acessível, independente da plataforma utilizada pela pessoa que está acessando, como celulares, tablets, notebooks ou desktops, com diferentes sistemas operacionais”, explica.   

Além disso, quem também teve uma experiência importante na formação foi a aluna de Jornalismo Rayane Pedroso que, além de fazer parte do grupo cujo tema era família reconstituída, também fez parte do comitê de organização do projeto. “Eu me ofereci para ajudar porque gosto de vivenciar ao máximo as coisas. Foi bom para colocar em prática nossas matérias de produção de conteúdo, redes sociais, planejamento, além de deixar nosso site mais conhecido”, avalia. Junto com o aluno Pedro Juarez, Rayane também foi cerimonialista do lançamento do site. “Acredito que são responsabilidades que carregam mais aprendizado e vão nos favorecendo”, completa.

Formação

Rayane foi cerimonialista do lançamento e participou do comitê de organização do projeto. (Foto: Reprodução Youtube)

Para Rayane, a realização do site a fez conhecer um pouco sobre a profissão de jornalista na prática, aprendendo a realizar tarefas a curto prazo, unir e respeitar diferentes ideias e lidar com críticas construtivas. “Acho que posso dizer que comecei a ter um pouco mais de noção do que será cobrado de mim na profissão. Falando de modo geral, acredito que todos nós podemos conhecer mais sobre nós mesmos e sentir um pouquinho do que nos espera. Quem estava em dúvida sobre o curso, depois disso, acho que já deu para decidir”, ressalta.

A princípio, Rayane admite que criou bastante expectativa sobre o site em relação ao projeto realizado pela turma anterior, mas que por se tratar de um tema diferente, reconhece que os resultados também são diferentes. “Muitos de nós não tinhamos conhecimento sobre vários assuntos na criação de um site, então acho que o resultado foi realmente positivo e superou nossas expectativas, afinal estamos no meio de uma pandemia, fazendo tudo de forma remota e nos adaptando conforme podemos. Com certeza se fôssemos criar outro site, muitas coisas faríamos diferentes, mas foi um enorme aprendizado para futuros trabalhos”, relata.

Ficou com vontade de conferir o evento completo? Então dá uma passadinha no canal do Youtube da TV Facopp Online e confira o lançamento na íntegra!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​