Livro sobre José Saramago tem participação de professora da Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

28/07/2020 às 14:00
Daniel Alvarez

Participação de Marilani Vanalli como expositora em um congresso internacional gerou a ela envolvimento no livro (Foto: Cedida)

Produto de um congresso internacional realizado em 2018 na cidade de Coimbra, em Portugal, o livro “José Saramago: 20 anos com o Prêmio Nobel” foi desenvolvido com base na vida e nas obras do escritor português. A obra surgiu como um compilado das apresentações de pesquisas e artigos expostos durante o evento, entre os expositores estava Marilani Vanalli, professora da Facopp e de outros cursos da Unoeste.

No momento em que se inscreveu no congresso, a docente foi alertada por Carlos Reis, organizador do evento e do livro, que posteriormente seria feita uma compilação dos trabalhos inscritos, mas ela não imaginava que seria no formato de livro. “Nós participantes não achávamos que essa junção se tornaria um livro. Ao ser transformado em uma obra, o evento ganhou um salto qualitativo muito grande.”

Apaixonada pela área linguística, Marilani conta que a apresentação feita por ela no congresso foi um recorte da sua tese de doutorado, que aborda os escritores Jorge Amado e José Saramago. No evento, a docente expôs o artigo “Vozes polêmicas e polifônicas em Ensaio sobre a cegueira de José Saramago”, mesmo nome dado ao capítulo em que ela participa no livro.

Além da participação como apresentadora nas comunicações orais do evento, a docente diz ter aproveitado para também ampliar sua visão sobre outras obras de José Saramago. “Esse congresso foi muito importante para mim, pois eu pude ter uma visibilidade bastante acentuada de outras obras, uma vez que o meu foco era apenas o Ensaio sobre a cegueira.”

O LIVRO

Livro foi gerado a partir da compilação das exposições feitas durante o congresso (Foto: Reprodução/ Amazon)

Disponível para compra nas plataformas Amazon e Google Play Livros, a obra pode ser adquirida tanto no formato físico quanto no digital. Marilani descreve como fantástica a sensação de ter seus estudos publicados e deixados como legado no formato de um livro. “A publicação nessas plataformas maximiza ainda mais o alcance e a visibilidade da obra a nível internacional.”

A professora revela ainda que a publicação da obra já rendeu a ela outros frutos: foi convidada para participar de outro congresso internacional, dessa vez em Vigo, na Espanha.

Por fim, Marilani diz estar satisfeita e feliz com a publicação do livro. “Considero isso como reconhecimento do meu trabalho, acredito que meus alunos podem sentir um pouco desse orgulho e se verem representados.”

O Portal Facopp parabeniza a professora Marilani Vanalli pela conquista!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.