Má qualidade de sono é comum entre universitários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

29/04/2019 às 10:00 – Atualizado em: 29/04/2019 às 16:18 
Beatriz Monteiro, Débora Andrade, Helen Gallis e Isabela Souza

Arquivo pessoal

O aluno João Lucas Martins buscou ajuda para regular o sono

 

Com a rotina corrida da vida universitária é frequente ver os estudantes se queixando de sono. Muitas vezes o aluno tem que conciliar o trabalho e os estudos, e aí a situação piora.
 
João Lucas Martins, estudante do 3º termo de Jornalismo, conta que no ano passado teve dificuldades para dormir bem. Ele já chegou a dormir apenas três horas por noite.
 
Como não estava acostumado a estudar no período noturno, João teve complicações na rotina do sono. “À noite, quando era o horário para eu dormir, eu estava acordado às vezes fazendo trabalho”. Consequentemente, João diz que não teve um bom rendimento na faculdade, tendo algumas notas não esperadas.  
 
Depois de procurar especialistas como psicólogo e endocrinologista, e começar a cuidar da saúde, ele afirma que a qualidade do sono melhorou. João conseguiu determinar uma rotina bem definida para si e hoje dorme entre seis e sete horas por noite, se sentindo bem pelo resto do dia.  
 
Segundo o doutor em Neurociência, Antônio Fernandes Ferrari, Médico Neurologista e Neurocirurgião, dentre as principais consequências das noites mal dormidas estão a irritabilidade fácil, quando a pessoa se estressa por qualquer coisa, e a dificuldade em fixar memórias.
 
“Durante o sono, é que a gente grava as coisas que nós vivenciamos. Então, se você tem uma matéria, se você aprende uma coisa nova, é no sono que vai passar da memória recente para a memória tardia, que é a definitiva”, diz Ferrari ao destacar a importância de um bom descanso durante o período noturno.
 
Para uma boa noite de sono, o ideal é dormir em média oito horas por noite. No entanto, algumas pessoas se sentem bem durante o dia dormindo apenas seis horas, pois isto depende do ciclo circadiano de cada um (responsável pela regulação do sono e outras funções do organismo).
 
Não deixe que o sono interfira nos estudos e no seu desempenho na faculdade, descanse bem! É essencial. No vídeo abaixo, o Dr. Ferrari dá dicas para você ter um sono de melhor qualidade.
      

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​