Mesa-redonda promove reflexão sobre pertencimento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

17/03/2020 às 12:09
Mattheus Rossetto, especial para o Portal Facopp

Bate-papo foi conduzido pelo professor Homero Ferreira (Foto: Allana Gomes)

Foi realizada na última quinta-feira (12/03), no auditório Buriti, pontualmente às 19h30, a segunda mesa-redonda da disciplina de Comunicação em Prática, com o primeiro termo de Jornalismo e Publicidade, que tratava sobre o tema pertencimento. A professora doutora Danielle dos Santos e a master coach e gestora de RH (Recursos Humanos), Débora Avellaneda, foram as convidadas para falar sobre o tema.

Para Danielle, um dos eixos fundantes do pertencimento é a questão da identidade, onde a partir desse conceito o ser humano pode criar seus grupos, laços, daquilo que ele possa exercer como cidadania. Para ela, o pertencimento não é estar somente em um grupo e sim, se sentir valorizado pelo mesmo e, a partir disso, nasce outro conceito chave como a empatia.

Já a master coach aponta que há duas universais entre os humanos: se sentir amado e valorizado, e a partir do momento que entende-se que nossos medos permeiam essas duas motivações, pode-se entender muito a respeito das frustrações humanas, o que há por baixo desses rótulos, medos, incertezas, pontos fortes e fracos, e entender como uma pessoa se sente após ser rejeitada.

De forma geral foi apontado que o pertencimento tem a ver tanto com empatia, quanto com autoconhecimento para a partir daí, conseguir se colocar em algum lugar, reconhecer um grupo e criar algo em meio a isso.

Finalizada às 20h30, a mesa-redonda agradou o público presente. José Fernandes, aluno do 1º termo de Publicidade, avaliou o evento positivamente e disse que o debate foi incrível e deu a oportunidade de tratar de um assunto tão importante, agregando assim conhecimento para todos. “Creio que falo em nome de todos ao dizer que a discussão foi muito boa.”

O professor Homero Ferreira, responsável por conduzir todo o debate, aprovou o desenrolar da segunda mesa-redonda, avaliando positivamente as perguntas feitas pelos alunos e o comprometimento da sala como um todo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.