Método brainstorming desenvolve ideias inovadoras de forma inesperada

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24/05/2019 às 10:00 
Ariane Balbino, Bruna Bonfim, Jeferson Silva e Milena Bispo

internet

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Dinâmica consiste em agregar conhecimento e auxiliar na gestão de problemas

 
 
Você trabalha em uma agência de publicidade e precisa criar uma campanha para uma loja de roupas sobre a chegada do inverno. Agora, pense em cinco palavras que te lembre o  frio. Pensou? Anote em um papel. Leia em voz alta. Qual palavra lhe chamou mais a atenção?
 
Pronto. Você encontrou o nome da sua campanha.
 
Além do nome, nessa brincadeira você encontrou o brainstorming, que em português significa tempestade de ideias. É um termo usado para desenvolver novos projetos, resolver problemas, juntar informações ou estimular o pensamento criativo, principalmente na área da Publicidade e Propaganda.
 
“Esse processo é muito importante ele traz uma teia de informações muito rica, por que quando todos os envolvidos participam, eles acabam colaborando com ideias novas e diferentes e aí vai amarrando uma ideia à outra conseguindo soluções criativas fora do que a gente costuma pensar sozinho”, diz o professor de Publicidade da Facopp, Haroldo Felipe.
 
Para o professor, através dessa ferramenta as pessoas envolvidas com o conhecimento do problema tem que resolver e começar a pensar em soluções “fora da caixinha”.
 
“Minhas aulas são sobre processo criativo e aí quando chega na geração de ideias, a gente fala sobre brainstorming através de um “briefing” que é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho”, conta o professor.
 
Lembra da atividade que fizemos no começo do texto? Agora que você sabe que estava praticando o brainstorming, acredita que chegaria ao mesmo resultado? Ou iria se dedicar mais?
 
Com certeza muitas palavras foram excluídas por você das anotações, mas saiba que as melhores ideias estão onde você menos espera, pois são elas que chamam a atenção do público. Essa é a missão das empresas ao realizar a dinâmica.
 
O professor explica que esse processo de brainstorming é sempre voltado para a solução criativa de um problema.  Para ele é um processo eficaz por trazer um pensamento coletivo e tudo isso deve resultar num documento final que é o resultado de tudo que foi pensado, sem esse documento não viabiliza o processo.
 
Jenilson Silva do 8º termo de Publicidade conta que a técnica contribui para o trabalho em grupo aumentando a experiência de troca de informações ao elaborar uma peça publicitária. “Na maioria das vezes alguém sugere algo que faz o outro pensar em outra coisa e ajuda na ideia. Uma dica bacana é sempre anotar tudo e jamais julgar o colega, algo dito que poderia não ser útil acaba fazendo a diferença em alguns casos”.
 
A prática do brainstorming coloca todos para ver não só o seu lado, mas também ver que o colega pode não só pensar diferente, mas também agregar a sua ideia, por exemplo. “É sair da caixinha e deixar, trabalhar em equipe e ver um resultado bacana”, conclui o aluno.
 
E você? Que tal embarcar nessa tempestade de ideias e liberar toda a sua criatividade? 

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