Metodologias ativas ganham espaço nas aulas da Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

23/05/2019 às 15:30 – Atualizado em: 23/05/2019 às 16:49
Camila Araujo

Agência Facopp

Você já deve ter presenciado uma aula que achou ser totalmente diferente das outras, seja por um trabalho porposto ou até mesmo pela didática do professor. Pode ser que estejamos falando das metodologias ativas.

Ainda que, a princípio, cause estranhamento, a metodologia ativa é fácil de ser entendida: trata-se de um conjunto de técnicas para fazer com que o estudante seja o protagonista do próprio ensino.

A professora da Facopp, Mariangela Fazano, explica que, apesar de não ser algo totalmente inovador, a metodologia ativa tira o discente e o docente da zona de conforto. “O professor sai da posição de estar na frente despejando conteúdo e depois vai embora, como acontece na aula expositiva. Na metodologia ativa, o professor toma o importante papel de mediador e os estudantes trazem o repertório de cada uma para a teoria, e não o contrário”, conta.

A Unoeste já oferece aos professores capacitações com o intuito de se aperfeiçoarem e passarem a trabalhar com essa didática. Na Facopp, os docentes já aplicam as técnicas com as turmas de Publicidade, Jornalismo e Fotografia.

Fabiana Alves é uma das professoras que utiliza a metodologia. Para ela, o envolvimento dos alunos gera resultados positivos. “O discente se torna o principal responsável pelo próprio ensino, é um autoconhecimento, então ele vai começar compreender qual técnica irá fazer com que ele aprenda melhor.”

A professora de Publicidade e Propaganda, Priscila Guidini, aderiu à nova maneira de dar aulas, deixando de lado o modelo expositivo. “A gente enxerga que o aluno de hoje é muito mais conectado, não consegue ficar muito tempo sentado ouvindo o professor, isso vai causando um desinteresse. Usar a metodologia ativa é interessante para envolver o aluno com o conteúdo, para diversificar o ensino e a própria aula em si”, explica Priscila.
 

E O OUTRO LADO?

 
O discente do 6º termo de Publicidade e Propaganda, Higor de Lima, concorda que a nova forma de adquirir conhecimento é fundamental para o crescimento dos alunos. “Em um curso que busca inovação, criatividade e comunicabilidade, eu acredito que é muito benéfico. Sair do tradicional e achar novas formas de ensino que funcionem é importante para a que os alunos aprendam.”

Apesar de muito se falar sobre metodologia ativa, por vezes, é difícil reconhece-la na grade curricular. A professora Fabiana, por exemplo, vem aplicando no 5° termo de jornalismo atividades de produção de vídeos para explicar características do webjornalismo.

O estudante do 5°termo de jornalismo, Pedro Silva, conta como a experiência de ter esse tipo de atividade agrega ao processo de aprendizagem. “É interessante trazer um conhecimento ativo, sair da monotonia, acrescenta muito na nossa aprendizagem achar essa troca fora da zona de conforto.”

Não pense que somente as professoras citadas acima aplicam metodologia ativa nas disciplinas, a Facopp está cheia de docentes que montam as aulas com análise de imagens, games, vídeos, aulas invertidas, dinâmicas e várias outras maneiras de mediar o conteúdo para o estudante.

Você consegue identificar a metodologia ativa em alguma disciplina? Conta pra gente!
Mande um e-mail para portalfacopp@unoeste.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​