Mudanças no processo criativo são explicadas por Victor Breda

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08/10/2020 às 10:00
Daniel Alvarez

Victor Breda mostrou diversos cases para exemplificar suas falas no bate-papo (Foto: Captura de Tela)

Criatividade é o ponto chave para uma boa campanha publicitária, mas você sabe quais os processos que levam até ela? Quem participou da palestra de Victor Breda, nessa quarta-feira (07/10), na Digitalk – Semana de Comunicação 25 anos Facopp, teve a oportunidade de conhecer o “Processo criativo na comunicação”.

Para iniciar a palestra, Victor mostrou quatro diferentes cases que foram feitos em épocas distintas. O mais antigo, no formato de flash mob, foi promovido pela companhia T-Mobile para divulgar seus celulares, em 2009. O mais recente, criado pela empresa alimentícia Wendy’s, fez uma imersão viral no jogo do Fortnite, em 2019.

O ponto de Breda ao exibir os exemplos foi mostrar a evolução das campanhas e estimular o debate entre os presentes. “As peças mudaram, mas e jeito de criar, mudou?”, questionou o publicitário.

Como resposta, ele diz que sim. O jeito de criar mudou, porém reforça que o processo criativo consiste basicamente em três etapas: o ponto A (produto), o ponto B (objetivo/ briefing) e o desvio entre esses pontos. “O desvio é a virada, o lugar diferente que as ideias surgem. Sem ele, as campanhas ficariam muito simples, a ideia ficaria flat, não teria nenhum appetite.”

Questionado sobre o bloqueio criativo, Breda reforçou a importância dos desvios, mas também aconselhou que os ouvintes busquem referências, revisitem peças antigas e até mesmo parem para caminhar, dormir ou fazer outras coisas.

Vitor Gardenal, discente do 8º termo de Publicidade e Propaganda, conta que achou coerente o que foi falado por Breda. “A melhor ideia não surge quando você precisa dela, aparece quando deixamos nossa mente vagar pelo campo das possibilidades”, comenta.

A professora Priscila Guidini também participou do bate-papo e conta que o palestrante trouxe muito do que fala aulas da disciplina de Criatividade e Inovação. Sobre o tema, a docente comenta o processo criativo realmente se trata de um processo e não de sorte ou de insights.

“Precisa alimentar-se de um bom repertório, ter entendimento do objetivo da comunicação e trilhar o processo e o desvio, como ele falou. É legal o aluno ouvir de quem está no mercado, porque percebe que é real, não uma teoria que se coloca em sala de aula”, explica Priscila.

RETORNO ÀS ORIGENS

Formado em 2011, o publicitário conta que o retorno virtual à Facopp superou suas expectativas e espera ter auxiliado os alunos, assim como a Semana de Comunicação o ajudou a decidir a área da publicidade que segue. “Sempre é bacana retornar às origens e ver como a faculdade evoluiu no ensino.”

Aos ouvintes que ainda ficaram dúvidas ou querem mostrar seus portfólios, o ex-facoppiano se disponibiliza a recebe-los em seu Facebook ou por e-mail, no endereço victorbreda@gmail.com.

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