Mudar a vida das pessoas é a motivação em ser jornalista para Thaisa Bacco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Júlia Alves e Vinícius Antunes
07/04/2022 às 8h

“O jornalismo me especializou em ser sensível a dor alheia”, frisa Thaisa (Foto: LabFoto)

Observar seu pai lendo jornal impresso todos os dias, despertou o interesse de Thaisa Bacco em ser jornalista. Formada há 23 anos, passou a maior parte de sua carreira em redações de TV, porém já trabalhou em todas as áreas que você possa imaginar: rádio, impresso, online, assessoria de imprensa e, atualmente, seu foco é na produção audiovisual.

A professora conta que sempre desejou atuar no jornalismo, pois gostava muito de ler e escrever, entretanto, teve uma pequena mudança de planos no meio do caminho. “Sempre quis trabalhar em jornal impresso, nunca me imaginei numa redação de TV, muito menos num laboratório de ensino de prática televisiva”, relata.

Renato Machado e José Hamilton Ribeiro são os nomes que vêm à cabeça de Thaisa quando pensa em inspirações. Sentimento que tenta gerar em seus alunos, por meio do propósito que a fez escolher a sala de aula: lutar pelo jornalismo de verdade. “Acredito que, defender o jornalismo com os futuros jornalistas é mais importante do que, eu própria, protagonizar a prática”, diz.

De acordo com ela, no Brasil, os jornalistas têm sofrido constantes ataques, passando por um período de resistência na profissão. Contudo, é imprescindível o trabalho da imprensa para a manutenção de uma sociedade democrática.

Para Thaisa, a prática do jornalismo é um exercício diário de humanidade, no qual a todo momento a ética e moral são colocadas à prova. “Por isso, me sinto muito realizada e feliz quando vejo meus ‘pupilos’ vivendo o jornalismo responsável no mercado de trabalho”.

A professora conta que nunca pensou em desistir, e o reconhecimento mais importante, é ver seu trabalho mudando a realidade de alguém, pois o diferencial da profissão é a sensibilidade humana.

Conheça um dos perrengues profissionais encarados pelos professores

No quinto episódio da série Apuros das Apurações, feita pela equipe do antigo Portal Facopp, em 2019, a professora Thaisa Bacco relembra momentos de uma cobertura fotográfica em um show.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​