“O jornalista pode atuar na publicidade e o publicitário também pode escrever”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

05/05/2017 às 10:00 – Atualizado em: 05/05/2017 às 10:36 
Anne Abe

Agência Facopp

Imagem Notícia

No último dia da 22ª Semana de Comunicação, uma das palestras da noite ficará sob responsabilidade do ex-aluno da Facopp e social media, Cirilo Dias, que abordará o tema “Produção de conteúdo digital: branded content e social media”. 

O profissional conta que seu objetivo na palestra será mostrar como jornalistas e publicitários podem trabalhar com conteúdo digital da mesma maneira, alterando apenas o público para o qual trabalha, sendo um para uma marca e o outro para a sociedade em geral. “A partir do momento que você se forma em Comunicação é um comunicólogo, a base é a mesma só têm nomes diferentes, a reunião de pauta é o briefing da Publicidade”.
 
Segundo o social media, o branded content não é algo novo, porém esse nome atribuído veio aos poucos, de acordo com o desenvolvimento das questões financeiras das empresas. Para Cirilo, a “importância do branded contant é começar a gerar valor de marca e atrair as pessoas. Ao invés de fazer um anúncio, ele entrega uma série de conteúdos, que geram confiança e admiração para no final da contas alavancar as vendas”, explica.
 
Cirilo recorda que entrou nesse meio quando ainda estava na faculdade e criou o Urbanaque, junto de seu irmão Bruno Dias, um site de divulgação de conteúdos digitais. Uma das primeiras marcas que o projeto atendeu foi a Rádio Levi’s, para a qual criaram uma série de podcasts. Após isso, foram conseguindo contatos, atingindo clientes e marcas maiores, como a Red Bull e o Portal Terra.
 
Para trabalhar nessa área, Cirilo ressalta as características necessárias para manter uma atuação de qualidade, dando como exemplo de cenário a cidade de São Paulo, onde vive nos dias de hoje, em que há uma grande quantidade de profissionais concorrendo às mesmas oportunidades de emprego. “Tem que ter o pé no chão, não pode desistir, as coisas vão acontecendo. Tem que ralar pra ser minimamente razoável”.
 
Ele ainda acrescenta que o ativo mais importante dos profissionais da comunicação é possuir contatos, o networking, pois irá ajudar a abrir várias portas no mercado de trabalho, sempre com paciência, perseverança e humildade, cumprindo com suas responsabilidades, que o resto vai acontecendo.
 
Atualmente, Cirilo é gerente de conteúdo digital e social media da Agência Leo Burnett Tailor Mademas já exerceu a função de repórter nas revistas Trip e TPM e ainda colaborou com a BizzRolling Stone BrasilSuperinteressante e Vip. Já no ramo de produção de conteúdo digital trabalhou na Espalhe – Marketing de Guerrilha por DM9 DDB, na MTV BrasilEditora Abril e Rádio Mix.
 
Retorno
 
Após 12 anos longe dos corredores da Facopp, Cirilo diz estar ansioso para retornar e poder rever a todos, mas o que ele mais deseja ver é a TV Facopp, fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o primeiro trabalho com uma plataforma de conteúdo, em que todo mundo conseguisse produzir.
 
Alguns professores o marcaram durante o período de sua graduação, em que ele destaca os discentes Homéro Ferreira, Lêda Marcia e Thaisa Bacco, sua orientadora na época. “Leda dava força com as coisas do Urbanaque, Homéro com a paixão e as noções do rádio e Thaisa era como nosso norte“, conta.
 
Para finalizar, Cirilo deixa uma dica aos alunos que passam por onde ele já passou, “Saiam da faculdade com o material bem feito, valorizem os estágios, porque isso vai ser à base da sua carreira. Entrou na faculdade já entrou no mercado de trabalho”.
 
Cirilo irá palestrar na sexta-feira (12/05), no Auditório Azaléia, a partir das 19h. Para participar da 22ª Semana de Comunicação da Facopp, basta fazer a inscrição por meio do link. O preço para assistir todas as palestras é de R$ 60,00 e cada workshop R$ 15,00.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.