O Orkut vai voltar? Saiba mais sobre o possível retorno da rede social

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Fernanda Claro, João Pedro Roque e Vinicius Garcia, Especial para a Escola de Comunicação
23/06/2022 às 8h

O Orkut surgiu no Estados Unidos, mas obteve mais usuários no Brasil e na Índia (Foto: Vinícius Garcia)

A rede social Orkut foi uma verdadeira febre no Brasil entre os anos de 2004 a 2010 e voltou a ser um assunto extremamente comentado nas últimas semanas na internet porque no dia 27 de abril deste ano o site foi reativado. Então o Orkut de fato voltou? Na verdade, ainda não. A página contém um comunicado oficial feito pelo turco Orkut Buyukkokten, criador da rede social, em que informa estar “construindo algo novo” e no fim do texto é possível se inscrever para receber atualizações sobre o projeto via email.

Mas por quais razões o Orkut teve o seu fim? A rede social foi criada em janeiro de 2004 e rapidamente se transformou em um sucesso, o que causou a sua venda para o Google em 2008. Os brasileiros eram os que mais utilizavam a rede social, tendo cerca de 30 milhões de usuários ativos. Porém, em 2011, o Facebook ultrapassou o número de usuários no Brasil e com isso a página foi perdendo seu prestígio, até que em dezembro de 2014 o site foi desativado. A rede social sofria há anos com a perda de espaço para o Facebook, que crescia de forma grandiosa.

Certamente algo que fez Orkut se destacar entre as redes sociais foram as famosas comunidades, que possibilitavam às pessoas de diversas partes do país e do mundo a se comunicar de forma mais rápida, algo novo para época, já que a rede social surgiu pouco tempo depois da popularização da Internet no Brasil. Além de conectar as pessoas de todos cantos do país e do planeta, no Orkut era possível ter trocas de assuntos de seu interesse, pois com o tempo surgiram comunidades e fóruns para todos os gostos.

“O Orkut foi a primeira rede social da qual participei, era a febre do momento, um ‘boom’ que estava no auge. Interagia muito nas comunidades que tinham interesse em comum”, afirma o aluno de Jornalismo Carlos Migotto.

Eu Odeio Acordar Cedo era a maior comunidade do Orkut (foto: Reprodução/Orkut)

De acordo os sites e blogs especializados e em redes sociais, “Eu Odeio Acordar Cedo” era a mais famosa e populosa comunidade do Orkut. Neste espaço, os usuários que não gostavam de levantar da cama logo nas primeiras horas da manhã se reuniam para falar os motivos que tiveram para acordar cedo. Havia também discussões sobre as pessoas que começavam o dia antes do meio-dia, que eram denominadas como “pessoas estranhas”. A comunidade teve tanto sucesso que foi destaque em programas de TV da época.

Jogos do Orkut

Que as comunidades foram o instrumento que popularizou o Orkut todos sabem. Mas outro sucesso da rede social que hoje é pouco comentado eram os jogos. Muitas pessoas que não gostavam tanto de conversar preferiam ficar jogando os diversos games, alguns usuários passavam horas nos joguinhos.

“O que eu mais gostava eram os joguinhos. Eu jogava bastante RPG, tínhamos toda uma comunidade no Orkut, conversávamos, criavamos histórias, fics e tudo mais, era uma loucura. Espero meus joguinhos de volta, quem não sente saudade de uma boa minifazenda, né?”, relembra o estudante de Design, Bruno Coelho.

O simulador de fazenda em tempo real, Colheita Feliz, foi o jogo mais famoso do Orkut. (Foto: Memórias Bit)

Talvez o jogo que marcou a história do Orkut foi a Colheita Feliz, no qual os jogadores gerenciavam uma fazenda virtual, cuidavam dos animais e plantavam algumas sementes. Também era possível adentrar a fazenda dos amigos, algo que era comum de acontecer eram os “roubos” das plantações e dos dinheiro virtuais. Existiam outros jogos que também ficaram marcados, como BuddyPoke, Mini Fazenda e Café Mania. O sucesso desses jogos foi enorme, com isso muitos migraram para o Facebook, a rede social que depois do Orkut tomou o espaço.

A volta do Orkut

Após o domínio do site do Orkut ser reativado, surgiram diversas notícias sobre a volta da rede e logo o assunto se tornou um dos mais comentados da web. A volta ainda não é certa, mas a expectativa pelo ressurgimento da página é gigante, principalmente por parte dos usuários mais antigos, do tempo dos grandes computadores brancos.

“Já estou até criando planos pra caso ele volte a ativa, não vejo a hora de isso acontecer. Era uma rede social muito legal, cheia de nichos diferentes de pessoas e todas interagindo de forma boa. Largo o facebook na hora”, conta Bruno com entusiasmo.

A Professora de Publicidade e Marketing Priscila Guidini, acredita que o Orkut seria um ótimo concorrente das demais redes sociais caso retorne, pois só o fato do domínio ser reativado já abalou a internet, se tornando um assunto mega comentado na web, por essas circunstâncias que se percebe a força que o Orkut tem, e o quanto ele está vivo no emocional dos usuários.

Se o Orkut voltar, ele volta com uma vantagem, com uma bagagem antiga e já sabendo o que funciona hoje, ele retorna com o antigo e o novo, resta saber se ele tem essa tecnologia e se vai conseguir agregar tudo isso, realizar todas essas coisas e por a disposição desse público, e imagina-se que sim”, declara Priscila.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​