Estudantes do 5º termo de Jornalismo produzem Observatório da Imprensa Regional

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21/05/2021 às 15h34
Mayson Martins, especial para Escola de Comunicação

Professores das disciplinas de Mídia Regional e Webwriting propõem aos alunos realização de um observatório de imprensa local (Foto do ao de 2019)

Com os avanços dos conteúdos ao longo da graduação, os alunos do 5º termo de Jornalismo, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, começaram a analisar o comportamento dos veículos jornalísticos de Presidente Prudente (SP).

Para que fosse possível, uma atividade interdisciplinar foi elaborada pelas professoras Giselle Tomé e Fabiana Alves, que atuam, respectivamente, nas disciplinas de Mídia Regional e Webwriting.

Como resultado, está sendo realizado um observatório da imprensa local a fim de proporcionar aos alunos um olhar crítico em relação à conduta das mídias. “A gente decidiu fazer essa atividade em conjunto, que resultasse em um produto. Neste caso, seria um texto de opinião sobre os assuntos veiculados na mídia regional”, explica Giselle.

A professora Fabiana explica que, a partir das discussões teóricas obtidas na disciplina de Mídia Regional, a produção de texto passa para a sua matéria. “A discussão que acontece a partir da observação da imprensa da região, gerando os textos que vêm para a disciplina de Webwriting. A gente faz a construção textual adequada de textos opinativos à internet”.

 “O jornalismo acontece muito próximo e a gente não observa criticamente. Então, o projeto cria esse olhar crítico no aluno sobre o jornalismo feito aqui, o que tem de bom ou de ruim. A partir do momento que fomentamos um consumo consciente, estamos refletindo sobre a profissão e entendendo melhor onde os futuros profissionais serão inseridos”, afirma Fabiana.

EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS

Para Ana Flávia Martin, estudante do 5º termo de Jornalismo, é importante analisar como a mídia local se porta em comparação aos nacionais. “É para conseguir ver quais são as diferenças ou semelhanças com os veículos externos, como por exemplo, o Jornal Nacional que informa eventos do país todo”.

Ela ainda diz que as atividades estão sendo realizadas em duplas, cada equipe fica responsável por escolher um veículo de comunicação, tanto o impresso, rádio e o online. “Minha dupla ficou responsável por analisar as capas do jornal O Imparcial, então vamos falar quais foram as mudanças ao longo do tempo, quais foram utilizadas e a mais recente”, conta.

Já Leonardo Bosisio, também do 5º termo de Jornalismo e dupla de Ana Flávia, entende que um observatório tem como objetivo estudar as estruturas que a imprensa utiliza sobre a informação. “Entramos em contato com a editora-chefe, fizemos algumas perguntas e, depois de ter todo esse material, vamos fazer a análise”.

MUDANÇAS NA SOCIEDADE

Por fim, além da contribuição aos alunos, um observatório também pode contribuir na sociedade. É uma forma de apresentar, para aqueles que não conhecem a fundo, a profissão de um jornalista. 

“Em tempos de fake news, entender a primícias jornalistas, independente de ser jornalista ou não, é um bom passo para se manter informado em uma sociedade que sofre com a desinformação”, pondera a professora Fabiana.

E aí, ficou curioso para saber a opinião dos alunos da Escola de Comunicação sobre a imprensa da região? Então, fique atento! A partir da próxima semana dois textos serão publicados por semana aqui no portal.

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