Oficina de newborn traz conceitos técnicos da fotografia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

24/10/2019 às 10:20
Luana Souza e Ramon Diniz

Além de ensinar técnicas fotográficas, Chico falou também sobre os cuidados com os recém-nascidos (Foto: Marlene Reverte)

Dentro da programação do Enepe 2019 (Encontro Nacional de Pesquisa e Extensão), nessa terça-feira (22) foi realizada uma palestra das 14h às 17h no Laboratório de Fotografia da Facopp sobre um assunto crescente no mercado, fotos de RN (recém-nascidos). Ao contrário do que muitos pensam, o ramo trabalha mais com o conhecimento sobre os bebês, do que com técnicas de fotográficas em si.

Para falar sobre o tema, a Unoeste trouxe o fotógrafo de Presidente Prudente, Francisco Meneguci Zaidel. Dentre o conteúdo abordado na oficina, o profissional explicou os seguintes tópicos, como desenvolvimento infantil, segurança no neném, reflexos do RN, fases do sono do bebê, regulação térmica do ambiente, preparação do estúdio,

Sobre o desenvolvimento infantil, Chico destacou que quando o bebê se irritar, é necessário trabalhar com chiados e ruídos, pois a criança escutava apenas isso na barriga da mãe.

Outra dúvida comum de que está começando a fotografar na área é sobre os reflexos do bebê. Por exemplo, é possível abrir os braços ou fechar as mãos dos recém-nascidos, pois tendo conhecimento o fotógrafo pode usá-los a seu favor e também saber qual não é saudável ativar. “Ter o conhecimento sobre o reflexo dos bebês é ter sucesso com seu ensaio”, afirma Chico.

O fotógrafo também destaca a importância de saber dos limites para trabalhar com RN com alguma patologia, uma vez que o bebê tem alguns reflexos diferentes, podendo ser mais mole, ter limitações de movimento ou mesmo ter um sono mais profundo.

“Fico muito feliz, é uma oportunidade muito boa que a faculdade está dando para esses alunos, não só os estudantes, mas a comunidade em geral. Eles tiveram um baixo investimento perto de todos os cursos que eu fiz. Eu entreguei muito mais do que talvez eu aprendi em cursos que eu fiz, acho que é oferecendo informação que a gente vai deixar esse ramo da fotografia mais propagado e melhor visto”, avalia Chico.

Se você pensa que a oficina reuniu apenas estudantes e profissionais de Fotografia, se engana. A graduanda de Arquitetura e Urbanismo, Tayná Lorena, conta que o assunto chamou sua atenção na programação do Enepe, então resolveu participar. “Antes era um preconceito que eu tinha, achava que machucava os bebês e agora eu aprendi que é bem diferente, que não machuca”, pondera.

Quem também marcou presença no workshop foi a ex-facoppiana Gabriela Simone. Com saudade, ela diz que é uma emoção voltar para o Laboratório de Fotografia, ambiente onde estagiou. Sobre a oficina, Gabriela conta que já conhecia o trabalho de Chico, mas afirma que ver ele trabalhar de perto foi incrível.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.