Oficina promove debate sobre as técnicas de Social Media

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

11/05/2017 às 08:00 – Atualizado em: 11/05/2017 às 11:14 
Simone Ramos

Beatriz Moura

Imagem Notícia
“É preciso falar de Marketing Digital porque está acontecendo agora, estranho seria se não falasse”, afirma Bárbara

“Qualquer um pode ser social media”,  foi assim que Bárbara Benites iniciou o segundo workshop da 22º Semana de Comunicação, nesta quarta-feira (10/05), no Laborátorio de Informática, com o tema Mídias Sociais. Entre chocolates e um bate-papo descontraído, ela falou da importância do comportamento do consumidor nas redes sociais e mostrou como o Jornalismo e Publicidade têm muito mais pontos em comum do que se pensa.

Aluna do 8º termo de Publicidade e Propaganda, Bárbara trouxe para o workshop suas experiências, relatou as delícias e dificuldades da profissão. Ela que já passou por diversas áreas da comunicação, trabalha há dois anos como Social Mídia na agência Audi Comunicação. “No começo, a minha intenção era fazer Jornalismo, por isso fiz vários estágios na área que auxiliaram na formação profissional que tenho hoje. Ser social media é dia a dia”, comenta.
 
A futura publicitária contou desde a história das redes sociais até algumas tendências do universo digital. Ressaltando a importância do tema Mídias Sociais para compor a grade de programação da Semana, Bárbara afirma que “é tendência, é preciso falar de Marketing Digital porque está acontecendo agora, estranho seria se não falasse”. Surpresa ao receber o convite para representar o curso de Publicidade, ela diz que após a oficina passou a pensar na possibilidade da carreira acadêmica.
 
Com estratégias e métricas, a oficina tratou de assuntos sérios com bom humor. Para acompanhar todo o dinamismo do workshop, a atividade não foi diferente, todos os participantes botaram a mão na massa, desenvolvendo um plano editorial, que consistia em um planejamento de campanha on-line, colocando em prática o que foi aprendido.
 
Por meio de vários exemplos de marcas que mantém um relacionamento com o público, os alunos presentes também tiveram a oportunidade de aumentar a afinidade com as mídias on-line e com as estratégias utilizadas na profissão. O workshop contou com a presença de 26 participantes, que viram na prática conteúdos passados em sala de aula.

Reflexões

O aluno do 3° termo de Publicidade e Propaganda, Guilherme de Oliveira, conta que seu interesse pelo workshopaconteceu por já atuar na área de mídias sociais, como freelancer. Ele comenta que já participou da outra oficina ministrada por Bárbara na Facopp e garante que é uma área totalmente conectada ao universo publicitário.

Matheus Monteiro, professor do curso de Publicidade e Propaganda, garante que a oficina é necessária principalmente por que a comunicação de forma geral está em um momento de transformação, no qual o profissional vive em multiplataformas. “Possibilita que os alunos criem competências para entrar nessa área e conseguir seu espaço no mercado de trabalho”.

“Hoje a Publicidade não vive sem o Jornalismo, e vice-versa”, diz Caroline Luz, aluna do 3° termo de Jornalismo, que destaca a importância da interdisciplinaridade na profissão. Sobre seu interesse pela área, a aluna acredita que grande parte do público está na internet e que é preciso saber se comunicar com ele. “É um conhecimento de três horas que eu vou levar pra toda vida, eu vou ter um olhar diferente sobre a relação publicitária e a mídia social”, afirma.

Já o calouro de Publicidade e Propaganda, Victor Teles, ressalta que participar do workshop fez com que ele se aproximasse da área que gosta e que vê, no início da faculdade, a necessidade de buscar conhecimentos relacionados ao seu curso para complementar o aprendizado. Ele já avalia suas opções de mercado e pensa com carinho na área de mídia social. “O que mais me chamou atenção foi o fato de mídias sociais serem um modelo de negócio muito forte hoje, eu achava que ainda estava em crescimento e não que já tinha toda essa força”. Além disso, garante que a oficina o ajudou a ter um direcionamento sobre o que buscar nos estudos.

Gostou? A Semana de Comunicação está só na metade, ainda tem muita coisa para acontecer. Hoje (11/05), às 19h, continua com as palestras do fotógrafo Ber Sardi, no Auditório Buriti, e do publicitário e cartunista Dorinho Bastos,no Auditório Azaléia. E não para por aí! Adnada vai rolar o workshop de Look para Reportagem, ministrado por Simone Cereja, Mariana Menotti e Heitor Silva no Laboratório de TV, também às 19h. Não percam!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​