Peça prática de TCC produzido por graduandas da Facopp entra no Spotify

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

22/08/2019 às 16:08 – Atualizado em: 02/09/2019 às 10:21 
Daniel Alvarez

Captura de Tela/ Spotify

Até o momento foram disponibilizados quatro pilotos, mas novos episódios estão por vir


Produzido pelas estudantes Brenda Oliveira, Isabelle Voltareli, Larissa Oliveira, Rayeni Emerich e Taylane Fernandes, do 8º termo de Jornalismo, o podcast Manas entrou recentemente na plataforma de streaming Spotify. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo professor Roberto Mancuzo, tem como objetivo levar informações jornalísticas ao público feminino de Presidente Prudente e região.

Até o momento foram produzidos quatro pilotos, que abordam como assuntos: ditadura da beleza, assédio moral no trabalho, a voz é delas – coletivos prudentinos, e empreendedorismo feminino e materno.

Larissa Oliveira, uma das integrantes do grupo, diz que a vontade de fazer um trabalho voltado ao público feminino já vem desde o 5º termo, porém não sabia ainda qual plataforma de mídia utilizar para produzir esse conteúdo.

A graduanda revela que a sugestão de trabalhar com o podcast surgiu em uma conversa com a coordenadora do curso de Jornalismo, Carolina Mancuzo. “Ficamos muito felizes com a ideia, por ser um formato novo na Facopp, que nenhum outro grupo ainda havia trabalhado.”

Roberto Mancuzo, professor e orientador do grupo, encara o fato de o trabalho das estudantes entrar no spotify como algo positivo, já que dá visibilidade e mobilidade ao conteúdo produzido e o leva para um público maior.

“O podcast Manas tem uma essência de comunicação alternativa e por isso ele tem que lutar por espaços, uma vez que a grande imprensa não dará. Quando elas conseguem entrar numa plataforma de streaming, como é o spotify, isso contempla basicamente uma das necessidades maiores da comunicação alternativa”, explica Mancuzo.

TRABALHO PIONEIRO

O podcast Manas é o primeiro TCC da Facopp nesse formato. Taylane Fernandes, integrante do grupo, relata as dificuldades em relação ao trabalho. “Como é algo pouco estudado, fica difícil encontrar uma base teórica. Muito do que aprendemos foi ouvindo outros podcasts que falam da história e da prática do podcast.”

Mancuzo reforça a ideia da graduanda e explica que por ser algo que ainda está sendo começado a trabalhar na faculdade exige uma atenção maior na parte teórica, na busca de conceitos e no entendimento entre as relações do rádio com o meio digital.

Taylane revela a pretensão de disponibilizar o material em outras plataformas de streaming como Deezer e Google Podcasts. Para finalizar, a graduanda deixa um recado para quem optar por produzir um TCC em formato de podcast. “Estudem muito. Até hoje, praticamente na reta final, nosso grupo está descobrindo mais e mais coisas sobre o podcast. A cada dia que passa, tem mais gente buscando estudar essa mídia.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.