PI de Publicidade discute comportamento do consumidor de banco digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso

Aula expositiva sobre pesquisa exploratória – Foto: Lilian Medeiros

Criatividade é o que não falta em um curso de Comunicação, principalmente, quando se trata de Publicidade e Propaganda, não é mesmo? O 4º termo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste está embarcando em mais um desafio durante este semestre. Dessa vez, a proposta do Projeto Integrador (PI) é entender o processo de comportamento de consumo de diferentes públicos de um determinado produto, o banco digital Nubank.

O PI reúne as seguintes disciplinas:

  • Comportamento do Consumidor – Professor Matheus Monteiro
  • Pesquisa de Mercado – Professor Dhiego Saraiva
  • Práticas do Consumidor – Professora Priscila Guidini
  • Produção Gráfica – Professor Marcelo Mota
  • Referências Artísticas – Professor Everton Tomiazzi
  • Semiótica – Professora Mariangela Fazano
  • Sociologia da Comunicação – Professor Wagner Caetano

A coordenadora geral do projeto, Priscila Guidini, adianta que o objetivo é “integrar todas as disciplinas do termo e apresentar ao aluno como cada uma contribui para a produção do job“. A escolha do banco digital se deu por ser algo inovador e uma grande tendência de negócio. Ela explica também, de forma objetiva, a metodologia do trabalho. “O projeto começa com uma pesquisa sociológica que apresenta a evolução do assunto na sociedade. Passa por pesquisa de mercado e por análise de comportamento dos vários tipos de consumidores. Após essas etapas e entendendo o comportamento de consumo, define-se o estilo artístico e os signos de semiótica a serem utilizados na produção das peças. Ao final, se produz os materiais”.

Expectativas e impressões

A cada nova proposta, os alunos enfrentam suas dificuldades e aprimoram suas habilidades. Conforme os trabalhos vão surgindo durante os semestres, eles criam e evoluem sua posição profissional e reconhecem os avanços acadêmicos. Beatriz Jaquez, estudante da turma, diz que gostou muito da ideia de trabalhar bancos digitais por ser algo que faz parte do seu cotidiano, bem como do da Lilian Medeiros que conta ser cliente há anos da empresa e achar muito prático. Como para tudo há uma primeira vez, esse pode ser um empurrãozinho para a Tathiane Freitas que nunca usou uma plataforma bancária digital e, por isso, achou a proposta desafiadora.

As meninas contam que estão passando pela etapa de pesquisa, muito importante para dar fundamentação à proposta e que exige trabalho e atenção. Para as estudantes, o planejamento é a base para todo o restante do projeto. As expectativas com o resultado são grandes, desde a ansiedade para concluir mais uma etapa do curso até atingir o que foi proposto com sucesso. “Minha expectativa é de que saiam bons projetos desse trabalho, sem atritos e desavenças, e que possamos atingir os objetivos propostos, que é fazer com que os públicos-alvos se sintam confortáveis com os serviços de bancos digitais”, conta Tathi.

O importante é sempre tirar algo válido no final, seja ela uma evolução acadêmica, pessoal ou social.

É muito importante fazer projetos fictícios, acredito que ter esse tipo de projeto em um portfólio seja importante para uma grande marca.

Lilian

Esse projeto é excelente para enfrentar desafios e trabalhar em grupo, além de ter a responsabilidade com prazos e funções, o que com certeza beneficiará minha vida acadêmica e profissional

Tathiane

Como todo Projeto Integrador, ele nos ensina as etapas de um bom planejamento e como a seguir fielmente traz um resultado melhor. Esse projeto é muito importante para quem irá seguir a área de design, porque iremos utilizar bastante o Photoshop e Ilustrattor.

Beatriz

Em breve mostraremos mais sobre o resultado do PI, não se esqueça de seguir o Instagram da Escola de Comunicação, interagir e acompanhar mais sobre o dia a dia dos alunos (@comunicacaounoeste).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​