Por onde anda Gabriela Correia Araújo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

07/03/2020 às 09:30
Bruna Evelyn Pereira e Mayson Martins

Gabriela coordena a área de jornalismo de um site de concursos e foi uma das integrantes do TCC que realizou a produção do Portal Facopp (Foto: Bruna Evelyn)

Formada pela Facopp, Gabriela Correia Araújo, 31 anos, foi aluna entre 2007 a 2010. Hoje, como supervisora, editora e jornalista no site PCI Concursos LTDA, comanda um dos maiores sites de notícias sobre concursos públicos e processos seletivos do país, que comporta milhões de acesso diariamente, de todos os lugares do Brasil.

Ela conta que está sendo um aprendizado na empresa, onde iniciou um trabalho com foco em comunicação interna, conteúdo e redação com renovação do projeto editorial e, por fim, um projeto para as mídias da empresa em especial ao site. “Estou ainda em uma fase de conhecer e entender as necessidades da empresa como um todo e de seu público alvo, mas já realizando algumas mudanças.”

“Produzimos em média 100 notícias novas por dia, além de conteúdos de atualizações em matérias já existentes, bem como a produção e edição de vídeos. O volume de conteúdo é muito alto. Temos a cada segundo mais de 10 mil pessoas on-line em nosso site. É muita responsabilidade!”, ressalta a ex-facoppiana quando perguntada sobre a quantidade de notícias e acessos do site.

A jornalista ainda diz como é a responsabilidade em lidar com tantos acessos e sobre a urgência em implantar melhorias a fim de agregar cada vez mais ao público que o acessa, bem como a equipe de produção. “A ideia é que haja maior imersão ao jornalismo dentro dessa área.”

“O nicho é muito específico, um desafio. A forma de produção é outra, o conteúdo é diferente. Não é porque não estou entrevistando ninguém que vou fazer de qualquer jeito. Tem gente de todos os estados acessando, por que não olhar para o leitor de forma profissional?”, afirma Gabriela.

Ela ensina os estagiários sobre a importância do Manual de Redação. “As regras estruturas de um texto devem ser seguidas. Quando você domina a escrita, faz qualquer coisa.”

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Gabriela que já trabalhou em diversos veículos de comunicação, retrata as diferenças e formas de produção de trabalhos anteriores em relação à empresa atual. Ela atuava na área de esporte como coordenadora de webjornalismo no antigo ifronteira.com, afiliada com a Rede Globo.

Após concluir a faculdade teve alguns aprendizados na cidade em que se formou. “Minha primeira experiência foi na Revista Vitrine, aqui em Presidente Prudente, eu tinha o tempo que precisava para produzir as matérias. Tinha revista semanal, mensal, semestral e até anual. Eu tinha o tempo que precisava.”

No entanto, seu objetivo era dar aula. Por gostar muito da escrita, a primeira opção de curso era Letras, em que chegou a passar no vestibular na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas durante um evento com grandes nomes do jornalismo, descobriu sua paixão pela área.

Vale ressaltar que Gabriela também ministrou aulas na Facopp durante dois anos. De acordo com ela era desafiador e algo que ela realmente gostou de trabalhar.  “Consegui realizar um sonho que sempre tive, de dar aulas, mas também pude perceber que posso ensinar muito também fora de um ambiente universitário”.

Ainda sobre a vontade de ensinar, realizou o mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, onde atuou dentro da Fundação Casa de Irapuru. “Eu entrei sem nenhum preconceito, há regras, por exemplo, como não saber os delitos cometidos pelos presos. Todos eram iguais, muitos tinham vontade de aprender, outros não, mas todos tinham respeito.”

PORTAL FACOPP

Gabriela foi uma das integrantes responsáveis pela criação do Portal Facopp. Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o projeto teve como objetivo criar um suporte online para a Faccop. “Me senti honrada em participar de algo que acrescentasse a faculdade, já que até hoje é a junção de todas as mídias presentes no curso de Comunicação em um veículo.”

A jornalista enfatiza ainda que sempre gostou dessa área. De acordo com Gabriela, a possibilidade que a internet tem de você agregar tudo dentro de um único meio é essencial, bem como o processo de evolução e conquistas da rede que foi rápido.

Mesmo sempre gostando da escrita e do online, ela fala sobre sempre estar aberta a aprender um pouco de todas as áreas que o curso oferece. “Quando a gente está na faculdade, a ideia é essa, é você se permitir apreender todas as possibilidades.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​