Práticas jornalísticas de clube de cinema prudentino são estudadas em TCC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/12/2020 às 09:39
Daniel Alvarez

Os discentes buscaram compreender de que forma o material informativo divulgado pelo clube evidenciava características da prática jornalística. (Foto: Reprodução Youtube)

Na noite dessa quinta-feira (10/12), os alunos Jennifer Figueiredo Morales, João Victor Coutinho, Luan Buzzo Rocha e Pedro Ivo da Silva defenderam o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) “CLUBE DE CINEMA DA FAFI: AS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS NA DIVULGAÇÃO DE PROJEÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E AÇÕES CULTURAIS EM PRESIDENTE PRUDENTE”.

Orientados pelos professores Luiz Dale Vedove e Fabiana Alves, os estudantes desenvolveram um trabalho de pesquisa, que teve como objeto de estudo o Clube de Cinema da FAFI, fundado em 1974, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente. Com o projeto, os discentes buscaram compreender de que forma o material informativo divulgado pelo clube evidenciava características da prática jornalística.

Para fazer desenvolver o trabalho, João Victor explica que foram utilizadas diferentes técnicas. “Utilizamos a pesquisa documental para levantar alguns documentos, fizemos entrevista em profundidade com seis pessoas que participaram do clube e também usamos a pesquisa bibliográfica para compreender o que eram as práticas jornalísticas e como era feita a utilização.”

Uma das discussões levantadas pelo grupo a partir do trabalho foi a de que o jornalismo é fundamental para as atividades humanas e que ele sempre está presente na história do homem. Segundo Pedro Silva, a comunicação, mesmo quando não realizada por profissionais do jornalismo como acontecia no Clube de Cinema da FAFI, é fundamental para o funcionamento e divulgação de atos de instituições e para a manutenção da sociedade.

Para Fabiana Alves, uma das orientadoras do grupo, o trabalho desenvolvido pelos alunos serve como um incentivo para futuros projetos voltados para a pesquisa. “Esse TCC é um pontapé para que tenhamos mais pesquisas olhando para esse viés histórico do jornalismo, das práticas jornalísticas e de como elas aconteciam.”

A BANCA

Presentes na banca avaliadora estavam os professores Homéro Ferreira e Roberto Mancuzo. Ambos direcionaram perguntas aos membros do grupo com relação as práticas jornalísticas utilizadas no Clube de Cinema da FAFI.

Além das questões, a banca reforçou a importância do estudo realizado pelos discentes. “A produção desse TCC impacta pela qualidade, esmero, aprofundamento, escrita e conteúdo apresentado. De forma individual, o estudo também impacta em minha memória sobre o cineclube e a ditadura militar”, discorre Homéro.

TRABALHO APROVADO

Feitas as considerações, a banca fez o anúncio de que o trabalho foi aprovado e quatro novos jornalistas foram formados pela Facopp. Para João Victor, o sentimento que prevaleceu no momento foi de emoção e gratidão. “É uma mistura de ‘enfim, acabou’ com ‘nossa, realmente acabou e agora?’. A faculdade faz parte da nossa rotina e da nossa formação enquanto pessoa”, afirma.

Toda a apresentação encontra-se na íntegra no canal do Youtube da TV Facopp Online. Confira alguns registros da aprovação do grupo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.