Práticas jornalísticas de clube de cinema prudentino são estudadas em TCC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/12/2020 às 09:39
Daniel Alvarez

Os discentes buscaram compreender de que forma o material informativo divulgado pelo clube evidenciava características da prática jornalística. (Foto: Reprodução Youtube)

Na noite dessa quinta-feira (10/12), os alunos Jennifer Figueiredo Morales, João Victor Coutinho, Luan Buzzo Rocha e Pedro Ivo da Silva defenderam o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) “CLUBE DE CINEMA DA FAFI: AS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS NA DIVULGAÇÃO DE PROJEÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E AÇÕES CULTURAIS EM PRESIDENTE PRUDENTE”.

Orientados pelos professores Luiz Dale Vedove e Fabiana Alves, os estudantes desenvolveram um trabalho de pesquisa, que teve como objeto de estudo o Clube de Cinema da FAFI, fundado em 1974, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente. Com o projeto, os discentes buscaram compreender de que forma o material informativo divulgado pelo clube evidenciava características da prática jornalística.

Para fazer desenvolver o trabalho, João Victor explica que foram utilizadas diferentes técnicas. “Utilizamos a pesquisa documental para levantar alguns documentos, fizemos entrevista em profundidade com seis pessoas que participaram do clube e também usamos a pesquisa bibliográfica para compreender o que eram as práticas jornalísticas e como era feita a utilização.”

Uma das discussões levantadas pelo grupo a partir do trabalho foi a de que o jornalismo é fundamental para as atividades humanas e que ele sempre está presente na história do homem. Segundo Pedro Silva, a comunicação, mesmo quando não realizada por profissionais do jornalismo como acontecia no Clube de Cinema da FAFI, é fundamental para o funcionamento e divulgação de atos de instituições e para a manutenção da sociedade.

Para Fabiana Alves, uma das orientadoras do grupo, o trabalho desenvolvido pelos alunos serve como um incentivo para futuros projetos voltados para a pesquisa. “Esse TCC é um pontapé para que tenhamos mais pesquisas olhando para esse viés histórico do jornalismo, das práticas jornalísticas e de como elas aconteciam.”

A BANCA

Presentes na banca avaliadora estavam os professores Homéro Ferreira e Roberto Mancuzo. Ambos direcionaram perguntas aos membros do grupo com relação as práticas jornalísticas utilizadas no Clube de Cinema da FAFI.

Além das questões, a banca reforçou a importância do estudo realizado pelos discentes. “A produção desse TCC impacta pela qualidade, esmero, aprofundamento, escrita e conteúdo apresentado. De forma individual, o estudo também impacta em minha memória sobre o cineclube e a ditadura militar”, discorre Homéro.

TRABALHO APROVADO

Feitas as considerações, a banca fez o anúncio de que o trabalho foi aprovado e quatro novos jornalistas foram formados pela Facopp. Para João Victor, o sentimento que prevaleceu no momento foi de emoção e gratidão. “É uma mistura de ‘enfim, acabou’ com ‘nossa, realmente acabou e agora?’. A faculdade faz parte da nossa rotina e da nossa formação enquanto pessoa”, afirma.

Toda a apresentação encontra-se na íntegra no canal do Youtube da TV Facopp Online. Confira alguns registros da aprovação do grupo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​