Primeira noite de ExPP conta com exposição de seis trabalhos

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10/12/2021 às 12h15
Jady Alves e Vinícius Coimbra

Agora, mais 13 alunos compõem o time de formados da Escola de Comunicação (Foto: Agência Lab)

Para concluir a graduação, é necessário que os alunos produzam e defendam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sendo assim, na última quinta-feira (9), no auditório Buriti, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, participaram da Exposição de Projetos Publicidade e Propaganda (ExPP). 

Ao todo foram expostos seis trabalhos e, no final da noite, 13 estudantes foram nomeados publicitários. No decorrer do texto você pode entender um pouco os projetos. 

Branding Sensorial e a sua relação com o neuromarketing. Estudo de caso da marca Natura e a linha Mamãe e Bebê

Produzido pelo aluno Pedro Rotta, o objetivo do projeto, ligado à linha Mamãe e Bebê, foi trazer uma discussão condizente ao branding e ao nuromarketing para estudar os sentidos humanos aplicados na Publicidade. 

“Foi difícil. A ansiedade que eu senti hoje, foi a mesma do primeiro dia de aula. Durante os últimos meses que passaram, de agosto, quando começou o desenvolvimento do trabalho, até hoje, na apresentação final, foi de muita ansiedade, mas deu tudo certo. Fiquei muito feliz pelo meu trabalho. A Mariângela, minha orientadora, foi uma professora incrível durante o processo de desenvolvimento, então eu também agradeço muito a ela, que me ajudou em um tema difícil e muito especifico”, conta Pedro. 

Para comentar o trabalho, foi convidada a Ana Claudia Germano, head de mídia digital na Audi Comunicação, que disse: “A narrativa dele [Pedro] foi muito coerente, desde o início até o final da peça. Ele falando do branding como fala, faz a gente entender como foi o raciocínio dele em relação ao projeto desenvolvido”. 

As mídias digitais como incentivo aos atletas nas Olimpíadas de Tóquio 2020 

Este projeto foi realizado pelo aluno Guilherme Alcântara e teve como objetivo geral analisar a população dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Enquanto os objetivos específicos foram pesquisar e analisar publicações pertinentes ao tema do marketing esportivo e identificar quais são as ferramentas e estratégias utilizadas mais efetivas. 

O estudante contou como vê o seu trabalho: “O projeto é incrível. Como a gente se transforma, como a gente vai buscar a fundo as informações que a gente não tem conhecimento. Eu mesmo não tinha muita afinidade com o esporte, acompanhava as Olimpíadas, mas futebol e outros esportes, eu não estou muito integrado, mas com as Olimpíadas de 2020 surgiu essa vontade de buscar, de ir atrás, então, o projeto foi muito útil para isso”. 

“Vendo o trabalho do Guilherme, surgiram várias ideias na minha cabeça e eu pensei ‘nossa, que tema abrangente’. Primeiro porque eu amo esporte e nas Olimpíadas de Tóquio eu estava com Covid, então não dormia e assistia todos os jogos durante a madrugada. Eu ficava acompanhando e vendo como a internet foi um divisor de águas nesse cenário das Olimpíadas de Tóquio”, comentou Elaine Ernandes, analista de marketing sênior do Bevi Cred. 

Aducation: a educação como ferramenta transformadora na era de propósito das marcas 

A terceira apresentação da noite foi conduzida pelas alunas Beatriz Grando, Gabriela Azevedo e Debora Azevedo. O projeto das meninas falou como as marcas estão deixando de ter o propósito de unir apenas o conteúdo para se posicionar, mas aplicar a educação, afinal todo mundo tem alguma coisa para ensinar e todo mundo tem algo para aprender também. As marcas estão inovando e se aprimorando para estimular cada vez mais as pessoas a terem uma visão de futuro e isso é o que vai diferencia-las agora. 

“Eu gostei muito do resultado [do trabalho]. No começo foi algo muito desafiador, é um tema emergente, quase não tem sobre o assunto. A gente usou muito as lives, então foi um desafio ficar todos os dias assistindo as lives e mergulhando no conteúdo. Enfim, o trabalho final ficou muito gostoso de ler e nós ficamos muito felizes”, aponta Gabriela. 

“É muito legal esse tema, super relevante. O estudo veio para contribuir diretamente para a área porque despertou, realmente, nas marcas, a necessidade de expor, de declarar o propósito de cada uma delas”, adicionou Raul Audi, sócio da Audi Comunicações. 

Gerenciamento de crises, internet e fake news no meio empresarial: como lidar? 

O grupo composto por Ana Vitória Ferreira, Gabriel da Silva, Isabela Honda e Noelice de Lima teve como objetivo analisar o impacto de uma crise no meio empresarial e destacar quais são as melhores medidas a serem tomadas. Como exemplo, eles usaram crises que aconteceram na Coca-Cola, Toddynho e Unoeste. 

“Decidir qual seria o tema do nosso trabalho foi uma tarefa complicada, porque cada um do grupo tem uma visão da publicidade e claramente a sua personalidade diferente. Encontramos no gerenciamento de crises um assunto que todos os integrantes possuíam a habilidade de expressar a sua opinião. A construção do trabalho foi com toda certeza desafiadora, pois, no ensino presencial remoto, é sempre mais complicado conseguir reunir e organizar os pensamentos. Mas, com um grande trabalho em equipe e do nosso orientador, conseguimos produzir o nosso produto final. Esperamos que o trabalho sirva como ferramenta impulsionadora para todos os que desejam ingressar no conteúdo”, opinou Gabriel de Oliveira. 

Os comentários ficaram por conta da Aline Paiva, coordenadora de conteúdo e comunicação institucional do marketing da Unoeste. “A escolha da temática já mostra o perfil acadêmico dos alunos por buscarem discussões que envolvam também assuntos que precisam ser trabalhados e discutidos no âmbito acadêmico”. 

A monetização de influenciadores e criadores de conteúdo como mídia 

O quinto trabalho apresentado foi realizado pelas alunas Anna Laura Massei e Bárbara Candido, e dizia respeito à monetização de influenciadores como mídia. A dupla tinha como objetivo entender melhor como funciona a monetização, como os influenciadores fazem a tabela de preços e como o mercado reconhece isso. 

“A gente entendeu que é um mercado muito confuso e que ainda precisa de muito estudo e muita regulamentação. Realmente não tem muita bibliografia referente ao assunto, mas é um tema muito interessante e acredito que ele será muito estudado daqui para frente”, pontuou Bárbara. 

Bárbara Benites, social media da Unoeste e uma das influenciadoras que participou do projeto, comentou a TCC. “O trabalho foi escrito de uma maneira muito prática, muito objetiva e isso é maravilhoso em um trabalho de conclusão, porque não fica uma leitura maçante, aquele tema chato de conseguir entender. Ele [trabalho] traçou uma linha do tempo muito fundamental. Foi brilhante”. 

Estudo de caso da campanha “Ilha de Verão Havaianas” no fortnite: contribuições estratégicas do advergame 

O último projeto da noite foi feito pelos alunos Ítallo Belloni e Nicole Yakabe. O TCC tratou o advergame, que é a publicidade dentro dos jogos. As pesquisas foram voltadas à autores e sites em inglês, pois é algo que não está tão presente no Brasil. Para nacionalizar o trabalho, a dupla usou a marca Havaianas como base. 

“O projeto ficou do jeito que a gente [dupla] queria, assim como os de todos os meus colegas de classe. A minha turma, em especial, tem muitos publicitários excelentes e trataram de diversos temas atuais, que estão em constante evolução e que vão reinar daqui para frente”, adicionou Nicole. 

“Eu achei muito legal. Eu, como professora do curso de jogos digitais da Etec, fiquei apaixonada pelo trabalho. Achei maravilhoso, enriquecedor, super atual, relevante. O tema é muito novo e pertinente. Achei a escrita do trabalho maravilhosa, eu li o trabalho de uma vez só, é muito legal, porque quem não conhece o assunto e não é da área, consegue entender tudo”, finaliza a professora Mariana Zorato.  

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