Primeira sessão de Jornalismo debate nove projetos no Colóquio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

17/04/2018 às 16:58 – Atualizado em: 18/04/2018 às 17:05 
Jady Eduarda Alves e Larissa Biassoti

Nathália Moura

19ª equipe da TV Facopp Online apresenta dos trabalhos durante o Colóquio

4º Colóquio Facopp começou a todo vapor! As primeiras apresentações de Jornalismo foram feitas no Auditório Jacarandá nesta segunda-feira (16/04). Durante o evento, nove assuntos sobre a área foram discutidos. Temas como produção de conteúdo nos meios digitais, branded content, cobertura ao vivo, produção de série audiovisual, vídeocumentário e registro fotográfico fizeram parte das discussões.
 
A professora e responsável pela realização do evento, Fabiana Alves, acredita que o Colóquio deste ano foi diversificado e que tem trabalho “para todos os gostos”, sobre ensino, pesquisa e extensão sobre produção jornalísticas especializadas.
 
Os quatro primeiros trabalhos apresentados foram sobre o jornalismo nas redes, com enfoque nas plataformas do FacebookYouTube e Blogger.
 
Fabiana ainda diz que teve vários trabalhos dentro do online principalmente por ser uma tendência. “Estamos num mundo em que a comunicação tem caminhado cada vez mais para a web, então as nossas pesquisas também vão caminhar para esse lado”. 
 
Participante do evento, Amanda Albuquerque, aluna do 7º termo, apresentou o seu projeto Canal no YouTube como ferramenta coorporativa: experiência piloto de produção jornalística para o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente como fruto de desenvolvimento do seu TCC.
 
A escolha dessa mídia digital, segundo Amanda, se deu pelo fato de que a plataforma é a mais ativa no momento e o espaço possui grande procura pelos internautas quando se refere a conteúdo informativo de credibilidade.
 
A estudante conta que além de lidar com um espaço atual para divulgação das notícias, o desafio maior é trabalhar com a emoção. “A gente vê coisas que não são legais e se acha natural por sermos jornalistas. Eu não vou explorar a miséria, eu quero fazer disso uma forma das pessoas ajudarem aqueles que precisam com a minha profissão, colocando meu lado humano”, conclui.

Outro grupo que também compartilhou os projetos foi a 19ª equipe da TV Facopp Online com a Experiência de cobertura ao vivo na TV Facopp Online: transmissão da 8ª Jornada de Comunicação e do 1º Prêmio Facopp de Fotografia e da Série Tabu: produção laboratorial em vídeojornalismo na TV Facopp Online. 

Bruna Sugano, estagiária na TV Facopp há cinco equipes e estudante no 8º termo, fala que os dois trabalhos tiveram feedbacks excelentes, no quesito pessoal e profissional.

“Na série Tabu os personagens dos vídeos vieram agradecer porque a gente soube tratar de assuntos super delicados de forma mais humana mostrando que, o que a gente vê na mídia, nem sempre é a realidade. Nós mexemos com o público, gerou questionamentos e era isso que a gente queria fazer”, afirma.

Já na cobertura ao vivo, Bruna fala que a produção foi uma novidade para todos, já que nunca tinham feito algum trabalho como este. Foi um momento em que todos aprenderam e trocaram conhecimentos que, segundo ela, só deu certo por causa da sintonia da equipe. 

CONTRIBUIÇÕES

“A gente produz, mas nunca mostra os bastidores. O Colóquio foi um momento da gente explicar como surgiram as ideias, é um momento de mostrar que aqui está o nosso trabalho, mas para chegar nele, teve muita força, muita fibra, muita garra”, declara Bruna Sugano.

Já para a professora Fabiana, a troca de conhecimento realmente tem acontecido. “Os projetos do pessoal do 5º e 6º termos estão instigando o pessoal dos 1º termos, que já estão participando do evento. Só isso já é uma grande contribuição”.

“Foi primeira vez que eu apresentei e eu até me arrependi de não ter apresentado antes. Tenho muito vontade de seguir na carreira acadêmica, de dar aula, então o Colóquio foi um passo que eu dei com as pesquisas. É experiência e informação junto”, opina Amanda Albuquerque.
   

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.