Produção de notícias da Facopp será colaborativa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

10/09/2019 às 19:00
João Martins, especial para o Portal Facopp

Da esquerda para direita: João Martins, Jaqueline Piva, Melyssa Santos, Carolina Mancuzo, Wellington Camuci e Mariane Pracânica 
(Foto: Isadora
Crivelli)

Uma novidade especial chega hoje (10/9) na Facopp e é de interesse de todos os facoppianos. É o COLABORA!, uma rede social de notícias colaborativas com o objetivo de criar uma cultura de colaboração, voltada a tudo o que acontece na faculdade.
 
O projeto é a peça prática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido pelos graduandos, Jaqueline Piva, João Martins, Mariane Pracânica, Melyssa Santos e Wellington Camuci, orientados pela professora e coordenadora da Facopp, Carolina Mancuzo.
 
Segundo a orientadora do grupo, a ideia inicial do projeto era a criação de um aplicativo de notícias colaborativas, porém como a programação leva tempo, o grupo optou por trabalhar a questão da colaboração por meio das redes sociais, Instagram e Whatsapp.
 
“A gente primeiro institui essa cultura na Facopp, incentiva, trabalha com que as pessoas entendam a importância da colaboração, para que, quando o aplicativo estiver pronto, todo mundo já conheça como funciona. Assim fica muito mais fácil de convencer o público a baixá-lo no celular, porque é algo que ele já está familiarizado”, afirma Carolina.
 
COMO VAI FUNCIONAR?
 
O “COLABORA!” funcionará como um novo veículo noticioso dentro da Facopp, agregando aos demais já existentes como o Portal Facopp, a TV Facopp Online, Rádio Facopp, Assessoria de Imprensa (Assim), o Laboratório de Fotografia, a Agência Facopp e o Terceiro Setor Facopp.
 
A integrante do grupo, Jaqueline Piva, conta que antes do aplicativo ficar pronto, as ferramentas de trabalho utilizadas serão o Instagram e o Whatsapp. “As pessoas poderão, pelos dois canais, enviar qualquer tipo de mídia (texto, foto, vídeo ou áudio). O grupo irá apurar e editar a notícia enviada e, posteriormente, postá-la no Instagram, tanto no feed como no stories e também vai para o Portal Facopp com o selo do COLABORA!”.
 
O QUE ESPERAR DO “COLABORA!”?
 
Por todos estarem em uma faculdade de Comunicação, a orientadora do grupo ressalta que nada é mais importante do que um aluno da área conseguir compreender o que é notícia, seja ele do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Fotografia.
 
“O aluno vai passar a ser um ator dentro do universo que ele convive, seja ele na Facopp, na cidade dele ou em qualquer outro lugar, contribuindo na produção de conteúdo e, a partir disso, vai criar um portfólio daquilo que se produz internamente”.
 
Para Jaqueline, os facoppianos podem esperar uma inovação na forma de trazer notícias e um canal “amigo” onde poderão contar tudo o que quiserem.
 
Confiante, a integrante do grupo, Melyssa Santos, comenta que o COLABORA! só tem a contribuir com toda a comunidade acadêmica, pois a ideia é promover uma nova forma de produzir notícia com a participação de qualquer pessoa.
 
“Será um meio do qual os usuários poderão usar a sua voz de forma simples e prática, uma vez que o foco é informar para outras pessoas o que ocorre ao redor dela”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.