Professor da Facopp realiza oficina de jornal em escola de Narandiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

18/05/2017 às 09:00 – Atualizado em: 18/05/2017 às 08:47 
Sandra Prata

João Paulo Barbosa

Imagem Notícia
Projeto pretende incentivar alunos a começarem uma graduação

O professor Homéro Ferreira, em parceria com a Facopp e a Proext (Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária),realizou uma oficina de jornal na Escola Estadual Professora Takako Susuki em Narandiba – SP, no dia 06/05. A ideia de realizar a ação surgiu com o intuito de aproximar os jovens do ensino médio com a Facopp e incentivá-los a ingressar em um curso superior. O projeto contou com a participação de 17 estudantes, professores e membros da comunidade.
 
Desde aprender técnicas de jornalismo até refletir sobre os veículos em circulação no país, produção de pauta e matéria, os alunos tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre os cursos da Facopp e o reconhecimento da faculdade em avaliações como a do Enade. O objetivo era estimular a produção de texto, tanto na escrita como na leitura e também na revisão, além de promover pesquisas de informação e habituá-los com trabalho em equipe.
 
Homéro conta que é importante levar esse tipo de conhecimento para as escolas por várias razões, a principal delas é pelo fato da comunicação estar presente em todos os lugares. Ele relata que a escolha do tema jornal foi devido a um projeto pedagógico da escola no qual pretende-se implantar um jornal escolar.  

Na atividade os alunos deveriam escolher o nome para um jornal, definir temas de matérias e separar tarefas. Isso tudo fez com que o estudante Gustavo Mariotto se sentisse ainda mais atraído pela profissão de jornalista. Ele afirma que sempre se interessou pela área, porém seu foco era trabalhar com TV e a oficina mudou seu ponto de vista sobre as outras vertentes. “Me ajudou muito a ter um direcionamento, um foco e saber por onde começar, acredito que quando iniciar o curso já terei uma base”. Sobre a parte que mais chamou atenção, Gustavo ressalva que a produção de pauta e o debate sobre os veículos do país foram os aspectos que mais despertaram seu interesse.
 
Uma das professoras presentes na oficina foi Maria Elena Monteiro, que leciona Língua Portuguesa, ressalta que para ela a atividade foi importante, pois trouxe proximidade com a produção de texto e com desenvolvimento da leitura e da escrita que agrega valores no aprendizado. “Tivemos uma boa roda de conversa, o professor trouxe muitos conselhos, foi de grande valia, produzimos juntos com o mesmo nível de conhecimento”.
 
E não para por aí! A oficina já tem uma segunda edição prevista para o dia 20/05 no município de Muritinga do Sul, na região de Araçatuba-SP.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.