Professora Giselle defende mestrado em Comunicação Visual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

26/07/2017 às 11:00 – Atualizado em: 28/07/2017 às 15:00 
Beatriz Duarte

Cedida

A professora Giselle Tomé, que ministra as disciplinas de Jornalismo Impresso, Jornalismo Especializado e Jornalismo de Revista na Facopp, defendeu na terça-feira (25/07), na Universidade de Londrina (UEL), sua dissertação de mestrado intitulada “Tensão e narrativas no fotojornalismo em Londrina: a greve da educação no Paraná em 2015”.
 
No desenvolvimento da pesquisa, a docente teve como objeto de estudo a análise de duas capas de jornais impresso da cidade do Paraná: a Folha de Londrina e o Jornal Londrina, que retrataram a cobertura da greve da educação no ano de 2015. A paralização que foi dividida em dois períodos, teve a duração de 73 dias corridos e 49 dias letivos e envolveu o confronto com policiais e protestos de professores em busca de melhorias de serviço.

Giselle conta que o objetivo da dissertação é apresentar a narrativa de como os acontecimentos foram retratados por ambos os veículos, especificamente os episódios da ocupação da Assembleia Legislativa, em Curitiba e o ataque sofrido pelos professores e estudantes, no dia 29 de abril de 2015. “O ponto do forte do trabalho é a questão da análise das edições das imagens dentro do impresso”, comenta a docente. Ela ainda explica que mesmo com episódios comuns nos dois jornais é possível verificar bem as diferenças das questões editoriais de cada um.
 
Segundo a docente, a ideia do tema surgiu durante uma aula de uma disciplina do mestrado, na qual já participava como aluna especial, onde estava sendo estudada a questão do olhar do fotógrafo. “Eu me interessei em verificar a questão do olhar do editor. A greve foi episódio de grande importância no Paraná e que gerou bastante repercussão midiática. Percebi que este era um assunto possível de analisar de perto”, finaliza.

Sobre o futuro acadêmico, Giselle comenta que tem pretenções para seguir com o doutorado na mesma linha de pesquisa.

Portal Facopp deseja os parabéns pela nova conquista!
 

Cedida

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.