Professores da Facopp lançam livros durante Enepe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

28/10/2019 às 08:52
Daniel Alvarez, Daniela Silva e Ramon Diniz

Além das obras dos professores Thaisa e Mancuzo, foram lançados outros cinco livros (Foto: Felipe Piquione)

Com a presença de amigos, familiares e colaboradores da Unoeste, o lançamento de livros do Enepe 2019 (Encontro Nacional de Pesquisa e Extensão) foi realizado na última quarta-feira (23/10), no auditório Ipê, das 14h às 16h. A estreia contou com sete livros, dentre eles dois de autoria de docentes da Facopp, sendo os títulos Cinco Pedras de Davi, de Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco, e “Formação de Professores para uso da mídia na escola”, somente de Thaisa.

Para dar início às estreias, a Coordenadora da Rede de Bibliotecas, Regina Liberati Silingovschi, fez uma pequena introdução ao evento e agradeceu aos presentes. Segundo ela, o lançamento das obras durante o Enepe é de extrema importância, já que divulga o trabalho feito pelos docentes internamente, no ambiente universitário. “São pessoas maravilhosas com uma ótima produção, então é importante ter um momento para mostrar esses livros e divulgar para a comunidade”.

Logo em seguida, os autores foram chamados a frente para que pudessem apresentar os livros escritos por eles. Os professores Roberto Mancuzo e Thaisa Sallum Bacco abriram as apresentações com o livro “Cinco Pedras de Davi”. A obra, com um conteúdo religioso, conta histórias vividas por cinco diferentes missionários.

Mancuzo explica que a ideia de fazer o livro surgiu como forma de trazer um pouco da vida dos missionários, além de mostrar que eles também têm seu lado humano. “Eles possuem suas particularidades, suas dores, suas alegrias. A gente quis justamente trazer isso, buscar um pouco dessa humanidade e de como a missão humana de cada um se revela.”

Ainda da Facopp, foi a vez da apresentação do exemplar “Formação de Professores”, escrito por Thaisa. A obra é resultado de sua tese de doutorado e busca unir as áreas da comunicação e educação.

Sobre a sensação de lançar o livro no ambiente universitário, a docente conta que se sente em um momento de compartilhamento, no qual ideias são trocadas entre todos os presentes. “O mais interessante é poder compartilhar isso em um momento caseiro, um momento na própria universidade, onde a gente dá aula, onde a gente vive”, afirma Thaisa.

Além dos livros dos professores, na mesma data foram lançadas outras cinco obras, sendo elas: Coaching mude seu mindset para o sucesso; As cobras corais do Brasil; Memórias da expedição africana; Por uma Educação Acessível e Inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual e Rosas do Abecedário.

Colaboradora da Rede de Bibliotecas da Unoeste há 22 anos, Adriana Neiro estava presente nas estreias. Para ela, o que fica das apresentações são experiências de cada um dos autores, além das cargas emocionais aplicadas nos livros. “Acho que todo mundo saiu daqui com um pouquinho deles em nós”, conclui.

NOVOS PROJETOS

E as estreias não param por aí! Segundo o professor Roberto Mancuzo, novos livros estão por vir. Um deles denominado “Deus não evita, ele muda o final” já está pronto para ser lançado.

O outro, em conjunto com a professora Thaisa e o missionário Astromar, está em fase de produção. “Esse vai falar da necessidade que as pessoas têm de entender um pouco mais as questões que a própria bíblia traz, as mensagens, e como elas podem ser bem utilizadas na própria vida”, explica Mancuzo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.