Programa Ibero-americanas abre inscrições para bolsas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/04/2017 às 08:00 – Atualizado em: 19/04/2017 às 11:06 
Bianca Pereira e Sandra Prata

Sempre sonhou em estudar fora do país? Esta pode ser sua chance. O programa de intercâmbio Ibero-Américas, lançado em 2011 pelo banco Santander, acaba de abrir inscrições para bolsas de estudos internacional. Em sua 7° edição, o projeto, que conta com 127 universidades brasileiras, vai premiar cinco alunos da Unoeste com a chance de estudar por seis meses no exterior.

As inscrições começaram dia 01/04 e podem ser realizadas até 09/06 por alunos do 2° ao 7° termo. O programa, que acontece uma vez por ano, oferece uma bolsa auxílio no valor de 3 mil euros, equivalente a 10 mil reais, para custear transporte, alimentação e hospedagem. Além disso, engloba dez países como destino: Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Brasil.

Segundo o assessor de relações interinstitucionais da Unoeste, Dr. Antônio Fluminhan, o processo seletivo é dividido em três partes. A primeira é quando serão avaliadas as médias semestrais de todos os candidatos, que deverá ser igual ou superior a sete. Na segunda fase, é o momento de coleta de documentos, os interessados pela vaga devem seguir as normas presentes no edital do programa. Lá consta a relação de documentos exigida para se candidatar. Nesta etapa, os estudantes também devem entrar em contato com a universidade que desejam estudar no exterior.

Com documentos em mãos e aceito pela universidade estrangeira que dessa ingressar, o aluno se classifica para a terceira parte do processo de seleção. Nesta, será convocado para uma entrevista na qual deverá dizer os motivos de interesse pela bolsa.

Fluminhan aconselha aqueles que estão pensando em se inscrever a ler e entender o edital, a pesquisar sobre a universidade de destino e o país que deseja viajar, bem como procurar valores de passagens e locais de moradia para facilitar o planejamento do intercâmbio. “Dê preferência para instituições que tenham residências universitárias e restaurantes no próprio campus, ajuda a economizar”, sugere.

Experiência

A facoppiana do 6° termo de Jornalismo, Bruna Sugano, que chegou de Portugal em fevereiro, conta que sonhava em fazer intercâmbio desde os 15 anos e que a bolsa do programa Ibero-Americanas a ajudou a realizar este sonho. Ela aconselha aqueles que pensam em fazer intercâmbio a ter a mente aberta.“Você vai estar se inserindo em uma cultura nova, então coisas que para outras pessoas são comuns, para a gente pode não ser. Saiba que sempre pode estar sujeito às mais diversas situações”, aconselha.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​