Publicidade e Jornalismo atingem novamente nota 4 no MEC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

17/03/2017 às 10:30 – Atualizado em: 17/03/2017 às 10:29 
Bianca Pereira e Sandra Prata

As avaliações do Ministério da Educação (MEC) foram divulgadas nesta semana e a Facopp foi reconhecida pela sua qualidade mais uma vez. Os cursos de Publicidade e de Jornalismo conseguiram pontuação 4 em uma escala de 5.

Foram avaliadas mais de 2 mil faculdades de Comunicação tanto públicas quanto privadas e a Facopp se encontra entre os 27% que atingiram uma nota satisfatória. Grande parte das instituições ficaram abaixo da média ou com notas insatisfatórias, menores de 2. Os critérios avaliativos se basearam no desempenho do curso, a estrutura da universidade, a formação dos professores e o empenho dos estudantes.

Segundo a coordenadora de Publicidade e Propaganda Larissa Crepaldi, já é a segunda vez consecutiva que o curso alcança esse mérito. Ela conta que é satisfatório ver esse reconhecimento do MEC por todo o investimento e tudo que vem construindo em prol da graduação nos últimos anos “É importante também para o aluno saber que está dentro de uma instituição que tem um reconhecimento e que busca cada vez mais se atualizar”, comenta.

O curso de Jornalismo, além da nota 4 pelo MEC, conquistou outro 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Segundo a coordenadora de Jornalismo Carolina Mancuzo, foram organizadas algumas aulas especiais para os estudantes que prestaram o exame em 2015com o objetivo de retomar alguns assuntos do começo do curso como Sociologia, Teoria da Comunicação e Interpretação de Texto para preparár os alunos para a avaliação.

A prova do Enade é aplicada a cada três anos. A última turma avaliada foi do 7° e 8° termo, formados entre dezembro de 2015 e julho de 2016. O Enade é uma prova que testa os conhecimentos específicos de cada área. Já a nota do MEC é consequente de várias análises sobre a instituição.

Em busca do 5

Pensando nas próximas avaliações, a Facopp desenvolveu o simulado semestral que tem a finalidade de familiarizar os alunos com esse estilo de prova e também de refrescar os conteúdos na memória. “Estamos também preparando os estudantes para concursos e não só para o Enade.

A aluna do 5° termo de Jornalismo Lilian da Silva conta que fica feliz com o resultado e acredita que a formação que está tendo é a melhor. Sobre ser uma dos próximos facoppianos a prestar o exame Enade, Lilian diz que pretende alcançar a nota máxima. “Pretendo me dedicar e quando estiver chegando perto vou dar uma estudada e revisar conteúdos passados”.

Outra sala que prestará o próximo Enade é o atual 5° termo de Publicidade. A aluna Luana Fernanda diz ter uma noção do que está por vir devido ao simulado. Considerando a pontuação da Facopp, ela garante estar feliz por cursar uma faculdade com esse reconhecimento. “Isso vai agregar muito, é gratificante e gostoso saber que você está aqui dentro, saber que o seu ensino e seu empenho está fazendo  a faculdade evoluir”.

Com o intuito de se aproximar ainda mais da nota máxima, Larissa Crepaldi revela ter o projeto de instaurar uma oficina de redação no semestre que vem. O objetivo é fazer com que os alunos que prestarão a prova se habituem às questões dissertativas comuns no Enade. “A gente sabe que muitas pessoas tem facilidade em elaborar textos narrativos e dissertativos, mas existem outras que tem dificuldade, por isso as oficinas podem desenvolver essa habilidade”.

Para a jornalista ex-facoppiana Danúbia Pereira, que pertenceu à turma de 2015 e prestou o Enade, o sentimento é de satisfação. Ela conta que a nota faz com que se sinta com o dever cumprido. “É uma forma de agradecer ao corpo docente por todos os ensinamentos e aprendizados, espero que eles estejam orgulhosos”, afirma.

Como dica para os alunos do 5° termo de Jornalismo e Publicidade que serão os próximos a participar da avaliação, Danúbia afirma que o segredo para se sair bem é dedicação, além de prestar atenção nas aulas mesmo quando algo não pareça importante. “Tudo isso vai além do Enade, o que aprendemos na faculdade levamos para a vida”.

As coordenadoras Carolina e Larissa partilham da mesma sensação de orgulho e felicidade com o resultado atingido pela Facopp tanto no MEC quanto no Enade. “O Enade e o MEC são notas muito importantes e faz com que reforce a qualidade do curso e para ter a certeza de que estamos no caminho certo”, finaliza Carolina.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​