Publicitários trabalham com propagandas nas plataformas de streaming

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16/04/2020 às 09:30
João Lucas Martins e Victória Domingos

Anúncios em plataformas abertas como o YouTube são um modelo de negócio cada vez mais comum (Foto: Captura de tela/ Youtube)

O streaming é uma forma de distribuição de conteúdo digital, como programas de TV, séries e filmes. A praticidade e o valor acessível para a população são outros aliados no avanço desse ramo. O desafio para publicitários é a inserção de propagandas que gerem resultado dentro desses espaços de consumo on demand.

O professor Luiz Carlos Dale Vedove ministra aulas de Técnicas de Comunicação e Mídia e Novas Tecnologias na Facopp e diz que um dos diferenciais dessas plataformas pagas é a ausência dos anúncios. “No início da era dos streamings, isso era um dos fatores que diferenciavam dos modelos de consumo padrão das TVs abertas”.

As plataformas de streaming, diferente da TV, são um sistema privado e não oferecem tanto espaço para propagandas externas. “Anúncios na internet são considerados invasivos pelo consumidor. A Netflix, por exemplo, já fez essa experiência com alguns assinantes e não deu certo”, lembra Dale.

A propaganda dentro da televisão tradicional acontece desde os anos 60 e de acordo com o professor de Mídia e Marketing Digital e Comportamento do Consumidor, Matheus Monteiro de Lima, na TV aberta ainda se segue um modelo analógico. “A TV digital ainda é baseada num modelo de patrocínio, de marketplace, apesar de já vermos alguns ensaios da TV aberta utilizando internet, com QR codes”, explica.

Matheus conta que no streaming o modelo de negócio é diferente. A plataforma disponibiliza um conteúdo e quando o acesso é livre para os não-assinantes eles geralmente colocam algum tipo de publicidade, como um link patrocinado.

Nas disciplinas de Mídias e Marketing Digital da Facopp, do curso de Publicidade e Propaganda, os alunos já trabalham com a inserção das mídias digitais e aprendem como funcionam essas novas linguagens propostas, pensando em novos formatos e técnicas para se desenvolver conteúdos publicitários dentro delas.

“É preciso entender esse novo cenário, não só na plataforma de streaming, mas entender esse novo comportamento nas mídias digitais, nas redes sociais e nos diversos players. Isso é muito importante!”, conta Matheus.

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