Qual é o seu estilo? Descubra como se encontrar no mundo da moda

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Fabiana Vernize e Ágata Vieira, especial para Escola de Comunicação
05/10/2022 às 17h

O estilo é a singularidade de cada um, mas os designers de moda explicam que temos mais de um estilo, são os estilos complementares (Foto: Fabiana Vernize)

Saia florida com tênis. Blusa decotada e calça rasgada. Moletom e shorts. Afinal, qual é o estilo? 

Falando assim, parece impossível se encaixar em apenas um dos sete estilos universais. De acordo com o designer de moda, Lucas Sant’Anna, esses estilos “são resultado de uma extensa pesquisa sobre comportamento dos consumidores, realizada pela consultora de imagem americana Alyce Parsons. Seu sistema foi nomeado PASS, que em português é traduzido como ‘análise de proporção e seleção de estilo’”. Lucas também explica que os estilos podem ser únicos ou misturados entre si.

“Estilo é o resultado das nossas escolhas, nossa rotina, nosso estilo de vida. É quando transmitimos o que somos na forma de nos vestir”, define Ana Coimbra, consultora de imagem.

João Kavalchuk se considera esportivo quanto ao estilo. Roupas streetwear nos tons de branco, vinho e bege fazem parte dos looks do estudante do 2° termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. O essencial para João é a combinação das peças e a sustentação do estilo. “Não adianta querer usar uma coisa que você não se garante”, defende o estudante. 

O critério de escolha para Maria Eduarda Retek, estudante do 2° termo de Marketing da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, é o ambiente. “Quando eu vou para um churrasco ou algum lugar que seja ambiente aberto, eu gosto de usar um vestido ou uma saia com uma blusa que tenha cor viva, para combinar o look com o ambiente.” Se já é noite e o ambiente é a faculdade ou um restaurante, Maria Eduarda opta por um estilo mais esportivo. “Uso look all black, que é usar alguma peça preta e juntar com uma calça pantalona e joias”.

A indecisão faz parte do dia a dia da jornalista Giovana Guessada. “Definir o meu estilo é uma coisa um pouco complexa porque ele muda bastante. Vai de acordo com o dia, com o meu humor”, relata a jornalista, formada pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. “As pessoas devem achar que eu sou doida, porque um dia eu estou vestida de florzinha e no outro eu estou com uma jaqueta de couro”, brinca Giovana. Será que no final desta matéria ela saberá definir o próprio estilo? Vamos descobrir.

As circunstâncias pedem coesão e, para isso, o estilo precisa ser adaptado. A novidade que Ana traz pode facilitar o momento de escolha do look. “Os estilos são divididos em estilo base e complementar”. A designer explica que estilo base tem a função de estruturar o look. “Independente do estilo complementar, o de base estará sempre presente”, esclarece. Estilos considerados complementares serão o complemento dos looks, portanto, “presentes de forma mais sutil”, segundo Ana. “O ideal é que cada um de nós tenha até três estilos, sendo um base e até dois complementares”, explica a consultora.

Se já bateu a curiosidade para descobrir quais os seus estilos, imagine saber que eles mudam a cada 10 anos? Essa mudança é real e natural, e Ana explica o porquê. “É o intervalo de tempo em que o ser humano apresenta mudanças drásticas no estilo de vida. Um novo emprego, mudança de cidade, término ou início de relacionamento, gravidez etc.”

OS SETE ESTILOS UNIVERSAIS

Sem mais delongas, o desfile já vai começar!

Tradicional/Elegante

O estilo tradicional, também conhecido como elegante, “é o estilo daqueles que gostam de roupas formais, com linhas retas e poucos detalhes”, descreve Ana. Segundo a consultora, pessoas tradicionais buscam sempre peças de excelente qualidade, bom caimento, duráveis e principalmente discretas. “As estampas prediletas são as mais tradicionais como risca de giz, espinha de peixe e xadrez ‘príncipe de Gales’”. 

Quanto às cores, preferem vinho e creme. O estilo tradicional transmite uma imagem conservadora e séria. “Algumas peças-chaves do estilo são o blazer, a calça social, os sapatos fechados estilo mocassim ou scarpin e blusas sem decote”, Ana exemplifica.

Clássico

O caimento é perfeito e os detalhes, sofisticados e luxuosos. Já deu pra viajar no tempo e associar com as vestimentas clássicas, né? A diferença é que, embora clássico, não abre mão da modernidade. “Buscam sempre a harmonia total em suas produções e investem em estampas discretas, priorizando desenhos da própria trama do tecido, como os jacquards”.

Pessoas clássicas transmitem uma imagem de sucesso e segurança. Peças de alfaiataria, blazer de corte moderno (exemplo: sem lapela), jeans premium, blusas de seda ou outros tecidos nobres compõem os looks clássicos. Salto alto e delicado, acessórios com cara de joias e vestidos transpassados também fazem parte do visual clássico, de acordo com a consultora.

Esportivo/Básico

Visual despojado e prático é a essência desse estilo. Quem se identifica com o estilo esportivo/básico geralmente gosta de cores neutras e alegres. Conforto é o seu sobrenome. “Gostam de roupas práticas e casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves”, explica Ana. 

Pessoas esportivas transmitem uma imagem alegre e despretensiosa. De acordo com a consultora, algumas peças-chaves do estilo são o jeans, a malha, as mochilas, as rasteirinhas e sandálias anabela, a jaqueta jeans e o tênis.

A composição do moletom com a calça de sarja e o tênis  define o estilo base de João, que é o esportivo (Foto: Fabiana Vernize)

Moderno/Dramático/Urbano

Essa tá fácil, vai! Contrastes de claro com escuro, design arrojado, volumes exagerados e tudo o que te lembra extravagância faz parte do estilo dramático, também conhecido como moderno e urbano. 

“Adoram a cor preta e usam poucos acessórios”, segundo Ana. A consultora aponta que adeptos a este estilo gostam de explorar referências geométricas e contemporâneas. “Gostam de um visual largado e rebelde. Normalmente, são pessoas de personalidade marcante”. 

“As peças-chave deste estilo são jeans destroyed, blusas e casacos volumosos, jaqueta de couro, peças estruturadas e de design marcante, coturno e outros sapatos pesados”, exemplifica Ana.

Romântico 

Sinto cheiro de amor no ar…Ah, é uma romântica que acabou de passar por aqui. Como eu sei? É só olhar o estilo. Feminina, leve e doce são as principais características da mulher romântica. “As peças são soltas e fluidas no corpo, como saias rodadas e blusas com pregas. Outros detalhes, como babados, rendas, bordados e laços estão presentes no vestuário das românticas”, exemplifica Ana.

“Estampas florais ou que remetem ao universo infantil como bolinhas, borboleta, gatinho e coração são a paixão das românticas”, apresenta a consultora. De acordo com Ana, elas também adoram tons claros e pastéis. No guarda-roupa de uma romântica, iremos encontrar “vestido longo e fluido, de cintura alta, saia rodada, sapatilhas e acessórios delicados e discretos”.

Sexy

Uau! Agora fomos de 8 a 80, hein? Enquanto a romântica é mais reservada e, por vezes, tímida, a sensualidade é a marca de quem gosta de valorizar o corpo. “As roupas são geralmente clean, porém justas e com decotes acentuados, fendas ou recortes”, descreve Ana. 

Estampas de onça, zebra e cobra, e as cores vermelho, verde esmeralda, azul, roxo e preto caracterizam o estilo sexy. O salto agulha e o decote não podem faltar, mas Ana explica que estilo vai além. “Óculos de sol grande e marcante, blusas com transparências, jeans justos e saias curtas ou justas são a marca do estilo sexy”.

Criativo

Ainda não descobriu qual é o seu estilo? Talvez você seja todos! É isso mesmo. É o estilo de quem sabe criar produções ousadas, misturando peças-chave de estilos bem diferentes. Adoram sobreposições, mistura de elementos, cores e texturas diferentes, toques étnicos e peças vintage”, explica Ana.

Originalidade define os looks criativos. Não existem peças-chave exclusivas deste estilo. “Cria a própria moda”, define Ana. O estilo criativo, de acordo com a consultora, é a mistura harmônica de peças de estilos diferentes na mesma produção, criando um visual único e exclusivo.

A jaqueta de Giovana e o look despojado de Maria Eduarda são exemplos de estilo urbano e esportivo, respectivamente (Foto: Fabiana Vernize)

CONHECE A TI MESMO

Estilo e cores são importantes, mas, para eles serem assertivos, a análise deve começar de dentro pra fora. Como já dizia o filósofo: “Conhece a ti mesmo”.

“A primeira impressão é a que fica e a primeira impressão é o que as pessoas vão pensar de você”, defende Maria Eduarda. Ana ratifica a fala da estudante. “O ser humano faz um pré-julgamento da postura da pessoa em até 15 segundos. Nossa imagem comunica antes de abrirmos a boca para sequer cumprimentar o outro.” Para Maria Eduarda, uma pessoa bem vestida marca a memória de quem vê. “Então se a pessoa vê alguém arrumado, empoderado passando, elas vão pensar ‘caraca, quem é essa pessoa?’. Se estivesse de qualquer jeito, ia passar despercebido.”

Os estilos devem ser usados a nosso favor. Para saber se o primeiro impacto será bom ou não, é preciso saber conciliar os estilos com fatores do ambiente. Caso contrário, pode causar repulsa a depender da circunstância. “Você contrataria uma advogada com um estilo sensual muito aflorado para te defender em um tribunal?”, Ana instiga.

E os prejuízos não param por aí. Gastos excessivos e erro na hora das compras são mais consequências por desconhecer o próprio estilo. Comprar de forma inconsciente e impulsiva, escolhendo roupas e sapatos não porque combinam com o próprio estilo, mas porque acha bonito na loja ou incrível em alguma outra pessoa são alguns dos equívocos citados por Ana. Segundo a consultora, a falta de conhecimento sobre si mesmo pode passar uma mensagem negativa para as pessoas e prejudicar a vida profissional e pessoal.

“O maior prejuízo de não conhecer o próprio estilo é perder a oportunidade de se mostrar pro mundo de forma mais assertiva”, defende Lucas (Foto: Fabiana Vernize)

Lucas não acredita em estilos errados, mas sim em trajes inadequados para certas ocasiões. “Se você é convidado para um evento no qual sabe que pede algo mais formal, não tem muita coerência você ir de jeans e tênis, concorda?” Porém, o designer ressalta que sempre podemos seguir nossos gostos dentro de todas essas ocasiões. “O bom senso é o melhor termômetro”.

A singularidade de cada um é o que mais fascina Maria Eduarda no mundo da moda. “Cada um tem seu jeito de se vestir. Tem pessoas que tem um jeito completamente diferente e fazem ficar bonito esse jeito”. Já as tendências que ressurgem do passado são as queridinhas de João. “Gosto muito quando revivem algumas peças ou algum estilo”.

“O mais incrível no mundo da moda é a liberdade”,  afirma Giovana. Diante da possibilidade de escolher looks diferentes, representando humor e preferências individuais, as pessoas não ficam presas a um rótulo. “Você pode tentar quantas combinações quiser, e isso que é legal”, analisa a jornalista. Num mundo tão vasto quanto o dos estilos, Giovana sintetiza: “Moda é uma forma de expressão e, para mim, uma forma de arte também”.

E aí, descobriu o seu estilo? Conta pra gente. Ah, melhor ainda! Posta uma foto com o look que melhor te representa e marca o Instagram da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais.

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