Que ouvinte você é? Saiba as diferenças entre o mainstream e underground

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Rodrigo Gonçalves, Abner de Souza e Sabrina Vansella, especial para Escola de Comunicação
14/06/2022 às 12h

No mundo da música, existem vários termos para diferentes gêneros musicais. Dentre eles, há alguns bem específicos que talvez você já tenha escutado. E aí, você se considera uma pessoa mainstream ou underground?

Caso ainda não saiba o significado dessa terminologia, fique tranquilo, pois vamos te explicar. “Main”, do inglês, significa “principal”; enquanto, “stream” significa “fluxo”. No mundo musical, mainstream significa o fluxo principal, ou seja, a música mais ouvida e comercializada. É importante ressaltar que não existe nenhuma relação entre mainstream e qualidade. O objeto principal tratado é apenas o consumo, até porque gosto não se discute.

Os dois estudantes de Publicidade, Guilherme e José Neto se enxergam como consumidores do mainstreaming (Foto: Cedidas/Guilherme e José Neto).

Conversamos com alguns alunos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste para saber mais sobre quais dessas terminologias eles se identificam e o porquê. Guilherme Alexandre Oliveira, 21 anos, é estudante de Publicidade e Propaganda e diz que se enquadra no mainstream porque recebe várias influências das redes sociais. O mesmo ocorre com José Fernandes Alvares Neto, 20 anos, também aluno de Publicidade. “Gosto muito de ouvir músicas, mas recentemente acabei substituindo os momentos musicais diários por podcasts, o que acabou influenciando mais para o consumo mainstream”, compartilha José Neto.

Dentre os artistas do cenário mainstream, Oliveira diz escutar mais frequentemente Bruno Mars, enquanto Neto prefere o grupo americano, Imagine Dragons (Imagens retiradas do Instagram de cada artista)

Confira as músicas mais ouvidas no Brasil 

Desde que o mundo da música se tornou comercial e acessível, as tendências musicais mudaram ao longo dos anos e décadas. Quem dita qual conteúdo deve ser tocado? Ou que deve ter mais visibilidade? Em termos práticos, é a população de determinado local. As mídias, como rádios e webrádios tocam artistas que estão na graça popular, o que não se aplica às plataformas de streaming musical. Afinal, no app Spotify (Android e iOS) cada um escolhe o que quer ouvir.

O que é considerado mainstream muda rapidamente de acordo com o mercado. Acima, as top 10 músicas brasileiras no dia 13 de maio de 2022 (Imagem capturada do Spotify)

O lado B do mercado musical

Concorrendo com mainstream existe uma outra corrente oposta: o chamado underground. Traduzindo para português, o termo “under“, do inglês, significa “abaixo”; enquanto “ground” significa “solo”. No mundo musical, é visto como um gênero que não tem visibilidade popular, que não é muito comercializado e está abaixo dos holofotes da mídia. Vale ressaltar que, assim como o mainstream, o underground não está relacionado diretamente à qualidade musical, apenas com a visibilidade. Normalmente este cenário musical tem como berço estilos musicais menos influentes, como rock, jazz e blues, por exemplo.

Quando assunto é oportunidade e visibilidade ao underground, Neto acredita que grande parte do cenário possui ótimas músicas e muito potencial, porém não conseguem receber tanta atenção devido ao mainstream se sobressair no mercado. No mesmo sentido, Oliveira completa dizendo que o cenário do mainstream deveria dar mais visibilidade aos artistas do underground.

A banda “Vulfpeck” é um exemplo de grupo musical underground, que tem como estilo principal o funk americano (Imagem retirada do site Updateordie).
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