Abner de Souza e Fernanda Claro
08/05/2023 às 18h

A tecnologia vem desenvolvendo-se cada vez mais e, com isso, muitas profissões acabam tendo que se adaptar aos novos horizontes. Hoje, 08 de maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing, uma área que é conhecida pela capacidade de adequação em meio aos diversos cenários.
A área, que está presente nas grades de Jornalismo e Publicidade, agora possui curso próprio dentro da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. Por isso, conversamos com uma das professoras conhecidas entre os alunos da Comunicação para fazer uma matéria especial sobre como o profissional atua e se posiciona no mercado.
Para começar, precisamos entender primeiro o que é o marketing. A área é uma das vertentes da comunicação que estuda o mercado consumidor e o relacionamento entre ele e a empresa, como explica a publicitária e profissional de marketing Priscila Guidini. Segundo a profissional, o marketing tem como objetivo entender as necessidades dos clientes e criar estratégias eficazes para atendê-las.
Diferentemente da publicidade, o marketing lida com toda a estratégia de vendas dentro de uma empresa, buscando entender o comportamento do consumidor, suas preferências e desejos. Segundo Priscila, é comum as pessoas confundirem as áreas, mas elas possuem uma relação complementar.
“O marketing trabalha com os 4Ps: produto, preço, praça e promoção. Esse último é onde entra a publicidade. Resumindo, a publicidade é um braço do marketing. Depois que o marketing lida com a estratégia da empresa, ele entra com a publicidade”, explica Priscila.
A docente também aponta a importância do profissional de marketing para o sucesso de uma empresa. “O mercado enxerga que não dá mais para seguir a mesma fórmula sempre. Hoje estamos num mundo empresarial que está sempre atrás de inovações e mudanças, precisamos de profissionais atentos”, pondera.

“O marketing é fundamental para uma empresa crescer estruturadamente”, avalia Priscila.
Um quinto P: Proveito
Assim como toda profissão, o marketing enfrenta desafios e adaptações em meio às mudanças. Para Priscila, quando o assunto é desafios dentro da área, o profissional do marketing é capaz de utilizá-los para o próprio benefício. “O profissional de marketing tem uma pressão por estar sempre atualizado e estar atento as novas tendências do mercado.” Para ela, isso faz com que profissional tenha um olhar mais ligado ao aproveitamento e as inovações. “Acaba tornando-se natural sugerir e implantar inovações”, avalia.
Recentemente, um dos tópicos de maior discussão entre os profissionais, tem sido o avanço das inteligência artificial (IA). Priscila explica que não vê a tecnologia como um inimigo e sim como um aliado. “O profissional (de marketing) é analítico e está acostumado com cenários que se alteram sempre. Então dificilmente ela (IA) vai substituir o profissional, pelo contrário, deixará o trabalho mais aprimorado”, afirma.
Otimismo na profissão
Priscila pontua que cada vez mais o mercado precisa de profissionais de marketing. Ela explica que há uma competitividade muito forte atualmente no meio mercadológico, por isso ” é necessário ter inovação em suas estratégias.”
Priscila aproveita para parabenizar os profissionais pelo dia e aponta que o mercado do marketing está cada vez mais promissor e valorizado. “Que possamos cada vez mais aprimorar nossos conhecimentos para entregar um trabalho de qualidade.”