Questões ambientais são questionadas dentro do Jornalismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

04/10/2018 às 17:38 – Atualizado em: 08/10/2018 às 16:20 
Letícia Prieto e Maicon Lana, especial para o Portal Facopp

Maria Fernanda Ferreira

Nessa quarta-feira (03/10), foi realizado o terceiro dia das Mesas Redondas realizadas pela Facopp como preparação para o Enade. Participaram alunos do 7º e 8º termo de Jornalismo para discutir o tema Meio Ambiente, Intervenção Humana e Comunicação Multiplataforma.  O debate contou com a presença da professora do curso de Engenharia Ambiental Leila Maria Sotocorno e Silva e a jornalista Gabriela Araújo Correia.

No debate, os estudantes perceberam como existem diversas curiosidades a respeito do assunto, uma temática que envolveu questionamentos sobre sacolas plásticas, o que compõe o meio ambiente, o que é a sustentabilidade, qual a necessidade dos comunicólogos noticiarem catástrofes naturais por meio da multimidialidade, em que teve como ponto principal entender a importância de falar sobre o ecossistema. “O jornalista tem papel fundamental para mostrar os impactos, não só negativos, mas também os positivos que o homem causa no meio”, afirma Leila.

Durante a discussão, foi abordado questões ambientais na atualidade, na qual vivemos em uma sociedade que estimula o acúmulo de materiais não recicláveis. Tendo em vista, a crescente ocorrência de problemas, necessitando de uma nova consciência, comportamento e comprometimento frente a essa situação, a fim de minimizar as consequências para o futuro.

“A mídia tradicional precisa mostrar as várias ações de conscientização e não esperar acontecer um grande desastre como foi em Mariana”, ressalta Leila. Sobre o cenário de produção e circulação da informação jornalística, a comunicação multiplataforma é marcado pela convergência. “A nossa realidade como jornalista tem como obrigação ficar sempre ligado ao mercado, o que o usuário deseja e na plataforma que o leitor está”, conta a jornalista Gabriela.

Sobre o evento, Vitória Oliani do 8º termo de Jornalismo, diz ter adquirido conhecimento sobre o assunto e questões ambientais que nunca tinha parado para pensar.
 
 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.